Prefeitura de Campinas retoma temporada de mutirões contra a dengue nesta sexta, 19
A Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com o Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses, retoma a temporada de mutirões contra a dengue nesta sexta-feira, 19 de dezembro. O 12º Mutirão de Enfrentamento às Arboviroses deste ano marca o início da temporada de intensificação de ações por um cenário epidemiológico marcado pelo aumento das temperaturas e do volume de chuvas, que cria condições propícias para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O trabalho será realizado das 8h30 às 17h em 16 bairros: Jardim São José, Jardim das Bandeiras, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Santa Cruz, Parque Camboriú, Vila Lourdes, Jardim do Lago Continuação, Jardim do Lago 2, Residencial Carvalho de Moura, Jardim Stela, Jardim Prefeitura de Campinas retoma temporada de mutirões contra a dengue nesta sexta-feira, 19 de dezembro
Equipes vão visitar residências e comércios com o objetivo de remover criadouros do Aedes aegypti e orientar a população sobre prevenção das doenças. O mutirão conta, também, com caminhão cata-treco para remoção de resíduos. Mais de 120 pessoas, entre agentes de saúde, funcionários de empresa contratada e de membros do cmitê, participam da ação.
De onde as equipes sairão?
O ponto de encontro do mutirão será no Centro Esportivo Educacional, que fica na rua Rodolfo Panoni, no Jardim São José. As equipes serão direcionadas aos bairros da ação para percorrer as ruas e realizar o trabalho de eliminação de criadouros e conscientização dos moradores.
Quem participa
Estão envolvidas na ação a Secretaria de Saúde e órgãos pertencentes ao cmitê: Secretaria de Comunicação, Cultura, Educação, Esportes e Lazer, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Habitação, Relações Institucionais, Serviços Públicos, Trabalho e Renda, Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Administração, Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Governo com a participação da Defesa Civil e Serviço 156, Rede Municipal dr. Mario Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, Setec e Sanasa. O balanço do trabalho será divulgado na próxima segunda-feira, dia 22.
28 bairros em alerta
A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira, 18 de dezembro, o 50º Alerta Arboviroses Campinas. O documento informa que 28 bairros estão com alto risco de transmissão de dengue e, por isso, as ações de controle do mosquito Aedes aegypti serão intensificadas.
As áreas com alto risco de transmissão são:
- Leste: Centro, Bosque e Ponte Preta.
- Noroeste: Cidade Satélite Íris II e Cidade Satélite Íris III.
- Norte: Nova Aparecida, Parque Beatriz, Jardim Miranda e Jardim Aurélia.
- Sudoeste: Jardim Planalto de Viracopos e Parque das Industrias.
- Sul: Jardim Marisa I, Jardim São José, Jardim das Bandeiras, Jardim Santa Cruz, Jardim do Lago Continuação, Residencial Carvalho de Moura, Jardim Stela, Jardim Icarai, Jardim Nossa Senhora de Lourdes e Gleba B.
- Suleste: Jardim Proença, Vila Lemos, Jardim Baronesa, Jardim Guarani, Jardim Samambaia, Jardim Maisa e Jardim Esmeraldina.
Operação do GRU
O Grupo de Resposta Unificada (GRU) de Campinas percorreu quatro imóveis em quatro bairros com auxílio de drone durante ação de fiscalização realizada nesta quinta-feira, 18 de dezembro. Esta foi a 26ª ação desde março de 2024, cujo objetivo é agilizar respostas às denúncias sobre focos de dengue em imóveis fechados. A atividade reuniu profissionais das secretarias de Saúde, de Serviços Públicos, do Clima, de Segurança Pública, Urbanismo, integrantes da Defesa Civil (responsável pelos drones) e Setec.
Orientações
A Saúde reforça o alerta com objetivo de tentar reduzir casos e mortes por arboviroses: a melhor forma de prevenção é eliminar acúmulo de água que possa servir de criadouro para o mosquito, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.
Todas as ações de controle da dengue são as mesmas para controlar as demais arboviroses. O combate à dengue é contínuo e acontece durante o ano todo. No entanto, nesta época, o trabalho se intensifica. A colaboração da população é fundamental. Por isso, é importante que as pessoas recebam o agente e colaborem, verificando sua casa uma vez por semana, mantenha sua casa livre do mosquito e proteja sua família.
O que foi feito em 2025
- Controle de criadouros: 1.338.733 visitas a imóveis (até 3/12)
- Nebulização costal: visitas a 231.851 imóveis (até 3/12)
- Nebulização veicular: 9,5 mil imóveis contemplados (até 3/12)
- 11 mutirões (até 28/6)
- 52.805 toneladas de resíduos retirados em ações (até 3/12)
- 137 lideranças de bairros capacitadas (de dezembro de 2024 a 7/6)
- 250 servidores brigadistas
- 300 servidores capacitados
- Monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 77.347, sendo 23.123 reencaminhados aos serviços de saúde (desde fevereiro de 2024 até 3 de novembro de 2025)
- 53 capacitações para profissionais de saúde
- Instalação de armadilhas contra o Aedes aegypti em pontos estratégicos
Mais informações no site https://dengue.campinas.sp.gov.br/