Geral

Campinas fica com o tri no Jogos Regionais do Idoso (Jori) em Limeira

Campinas é tricampeã do Jogos Regionais do Idoso (Jori), cujas disputas aconteceram este ano em Limeira. Nesta 22ª edição do Jori, os atletas da cidade trouxeram um total de 16 medalhas, sendo nove de ouro, três de prata e quatro de bronze. 

 

A cerimônia de encerramento ocorreu neste domingo, dia 18 de março, no Ginásio de Esportes Vô Lucato, em Limeira, e reuniu cerca de 300 pessoas. A primeira-dama de Campinas, Sandra Ciocci, esteve presente no evento e realizou a entrega dos troféus e medalhas para as equipes campeãs de Campinas.

 

Os destaques ficaram para o atletismo masculino e feminino, tênis masculino e feminino, natação feminino, vôlei e xadrez feminino. Nesta edição, Campinas estava representada por 135 atletas a partir de 60 anos de idade que disputaram 14 modalidades. 

Na classificação geral das cidades, Campinas levou o 1º lugar, com 138,5 pontos; Itatiba ficou em 2º lugar, com 125,5 pontos; e o 3º lugar ficou para Limeira, com 81 pontos.

A equipe de Campinas foi campeã geral nos últimos três anos, em 2016 e 2017 e 2018, na classificação do Jori regional. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer garante o transporte, os técnicos, os monitores e os uniformes para a delegação.

Durante a premiação, a primeira-dama, frisou que as conquistas por três anos consecutivos mostram a importância que damos ao Jori. “Aos nossos atletas, parabéns”, comemorou Sandra.

 

O secretário de Esportes e Lazer, Dario Saadi, parabenizou os atletas que suaram a camisa para defender a cidade, nas 14 modalidades. “O aumento das atividades esportivas oferecidas pela Secretaria de Esportes para a terceira idade reflete diretamente no sucesso da classificação de Campinas nos Jogos Regionais do Idoso, destaca Saadi.

 

Jori

 

Os Jogos Regionais do Idoso (Jori) são um conjunto de eventos realizados no Interior e na Capital, promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e com apoio do município anfitrião, envolvendo a população idosa em atividades esportivas. A competição foi idealizada por dona Lila Covas em 1995.

 

Os Jogos dos Idosos tiveram seu início em 1994, com a nomenclatura de “Caros Coroas”, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. O evento foi um sucesso, e a (antiga) Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, hoje Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo organizou outro encontro dos participantes em 1995, mas já com o nome de Jogos Regionais do Idoso (Jori), com objetivo principal proporcionar aos participantes a socialização, integração, e participação em evento, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação, pois todos os atletas ganham medalha pela sua atuação na competição.

 

Para a inclusão nos Jogos, até o ano de 1997 a idade mínima era de 55 anos, mas a partir do ano de 1998 a idade mínima foi elevada para 60 anos. Os jogos passaram a realizar-se em algumas regiões paulistas, evoluíram e tornaram-se classificatórios para JEI – Jogos Estaduais do Idoso, que atualmente intitulada como JAI – Jogos Abertos do Idoso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock