Geral

Mostra de capas do Correio Popular abre celebração dos 95 anos do Jornal

As comemorações pelos 95 anos do jornal Correio Popular foram iniciadas nesta sexta-feira, dia 4 de março, em evento na Academia Campinense de Letras (ACL) no centro de Campinas. A celebração teve a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, e foi marcada pela abertura de uma exposição itinerante com as principais capas do jornal e premiações recebidas desde a criação do periódico. 

 

Na cerimônia, o prefeito Dário Saadi disse que Correio Popular traz o relato diário dos fatos do município e um olhar pelas capas expostas já é uma oportunidade para reviver a história. Ele destacou ainda que o veículo de comunicação é fundamental para a construção da metrópole campineira. “Campinas é uma das cidades mais importantes do Brasil. Sua formação é uma obra feita a milhões de mãos e a imprensa é fundamental para isso. Cobra responsabilidades, encaminhamentos e propõe soluções.”

 

Segundo o presidente-executivo do jornal, Ítalo Barioni, a exposição inaugurada hoje é o resumo da história viva do município. Ele ressaltou que, “para saber profundamente sobre Campinas e região somente lendo o Correio Popular.” Também relembrou que o jornal passou por uma reestruturação recente com mudanças importantes e reforçou o compromisso do jornal com o conhecimento e a verdade. 

 

O presidente da ACL, Jorge Alves de Lima, por sua vez, disse que a Academia está orgulhosa pela trajetória do jornal, que se pauta pelo compromisso de informar e pela independência. “O Correio caminha para os seus 100 anos. Teve grandes jornalistas e ainda os tem. É o maior jornal do interior paulista.”

 

Exposição

A mostra ficará até 3 de abril na ACL e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira das 10h às 17h. No dia 4 de abril, irá para a sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP-Campinas) e também ficará aberta a visitação. Os novos locais que receberão a exposição a partir de maio serão divulgados posteriormente pelo jornal. Ao longo de 2022, outros eventos ocorrerão para marcar os 95 anos da publicação. 

 

A primeira edição do jornal foi publicada em 4 de setembro de 1927 por seu fundador Álvaro Ribeiro.

 

A inauguração da exposição nesta sexta-feira teve também a participação do General Agnaldo Oliveira Santos, comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve do Exército, dos Secretários Municipais de Cultura, Alexandra Capriolli; Educação, José Tadeu Jorge; Esportes e Lazer, Fernando Vanin; e de Habitação, Arly de Lara Romeo; do diretor de redação do Correio Popular, Luiz Roberto Saviani Rey; de acadêmicos da ACL; além de autoridades legislativas. 

Exposição: Correio Popular 95 anos

Local: Academia Campinense de Letras (ACL) – Rua Marechal Deodoro 525, Centro

Data: Até o dia 3 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h

Entrada gratuita

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock