Dia do Ano Novo Chinês é comemorado em evento na Prefeitura de Campinas
Uma cerimônia marcou a comemoração do Dia do Ano Novo Chinês na Prefeitura de Campinas nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro. Realizada na Sala Azul, a solenidade incluiu uma troca de condecorações entre os membros da Prefeitura e os representantes das entidades chinesas como símbolo da união e irmandade entre o Brasil e a China. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, e secretários municipais participaram do evento.
A Prefeitura de Campinas fez homenagens nesta terça-feira, 1o de fevereiro, data em que se comemora o Dia do Ano Novo Chinês que, em 2022, será o Ano do Tigre.
O calendário chinês é diferente dos países ocidentais, por isso o ano novo é celebrado em datas diferentes. Cada ano é vinculado a um dos 12 animais do horóscopo chinês. O ano de 2022 é o Ano do Tigre e vem depois do Ano do Boi.
O prefeito afirmou que Campinas se sente muito honrada em ter uma comunidade tão ativa na cidade e destacou os investimentos chineses que são importantes para geração de emprego e renda: “temos grandes empresas chinesas aqui na cidade e nossa vocação tecnológica é muito semelhante à da China. Que esse novo ano do Tigre seja de pleno desenvolvimento tanto para a China quanto para o Brasil”, concluiu o prefeito.
Também reforçando a importância da China na economia mundial, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, falou sobre a importância das parcerias entre Campinas e as cidades-irmãs chinesas de Fuzhou e Dongguan e da capacidade do povo chinês de se adaptar às transformações “os investimentos que estão sendo feitos na China tem impactado de forma significativa a economia, a sustentabilidade e a qualidade de vida de sua população”, afirmou a secretária.
O presidente da Associação União Pacificadora da China, Li Jin Hui, explicou que o Ano Novo Chinês também é conhecido como a Festa da Primavera e disse que o Brasil é um importante parceiro econômico e cultural. Por isso, um evento como este é muito importante para celebrar a amizade entre os dois países.
Também participaram do evento o secretário de Gestão e Controle, André Von Zuben, a cônsul-geral da China, Chen Peijie, o diretor do Instituto Confúcio da Unicamp, Gao Qin Xiang, e também os representantes da Aliança Brasil-China, o presidente executivo, Zheng Jie Bo, o vice-presidente executivo, Li Li Min, o vice-presidente, Li Mingyuan, a diretora cultural, Ária Zheng Ya Meng, o presidente do conselho fiscal, Tak Chung Wu, a secretária executiva, Chan Li Jian, e o diretor, Yudong Liu.
Ano Novo Chinês
O Ano Novo Chinês começa entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro. Como o calendário chinês segue as fases da lua, o novo ano só começa quando o satélite realiza 12 ciclos completos. Em 2022, o ciclo se encerrou no dia 1º de fevereiro, marcando o início do novo ano. Os chineses relacionam cada novo ano a um dos 12 animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas 12 teriam se apresentado e, em agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa.