O almoxarifado da Secretaria de Saúde de Campinas passará por um processo de modernização que trará mais eficiência à reposição de insumos nas unidades de saúde. Com a implantação do novo centro de distribuição, as entregas serão realizadas em intervalos menores, garantindo maior agilidade no abastecimento. A mudança começa nesta terça-feira, 9 de dezembro, com o inventário do almoxarifado atual.
O Laboratório Municipal, por exemplo, que hoje recebe insumos quinzenalmente, passará a ser reabastecido toda semana. Já a distribuição de medicamentos às farmácias dos centros de saúde será padronizada para ocorrer a cada 15 dias (atualmente, o intervalo varia entre 15 dias e um mês, dependendo da unidade).
O novo centro de distribuição, que será administrado pela VTCLog, marca um salto na modernização da logística da Saúde. Totalmente informatizado, permitirá controle mais rigoroso de estoques, rastreabilidade dos produtos e maior precisão no planejamento das entregas. A estrutura funcionará em um espaço de 3,3 mil metros quadrados, na Vila San Martin, e contará com equipe especializada em logística voltada à área da saúde.
“É uma modernização necessária. A Saúde de Campinas nunca teve um centro de distribuição eficiente, especializado e moderno como este será”, afirmou o secretário de Saúde, Lair Zambon.
Transição
Para viabilizar a mudança, a Secretaria de Saúde elaborou um plano de contingência que assegura o abastecimento durante o período de transição. A partir desta terça-feira, 9 de dezembro, o almoxarifado será fechado temporariamente para a realização do inventário. Antes disso, todas as unidades foram previamente abastecidas com medicamentos.
A Pasta alerta que podem ocorrer faltas pontuais durante o processo, que terminará no início de 2026, mas reforça que medidas foram adotadas para reduzir qualquer impacto. Uma equipe extra de motoristas foi mobilizada para, quando necessário, fazer o remanejamento rápido de insumos entre as unidades.
A população pode retirar medicamentos e receber vacinas em qualquer centro de saúde, independentemente do bairro de residência. Para retirar medicamentos, basta apresentar a receita médica. Para vacinação, é necessário documento com foto e, se disponível, a caderneta de vacinação. A consulta sobre disponibilidade de medicamentos e vacinas por unidade pode ser feita em: https://remedios.campinas.sp.gov.br/







