Geral

Concerto emocionante da Sinfônica dá adeus ao maestro e encerra temporada

O Concerto Especial de Natal da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e da Unimed Campinas atraiu aproximadamente duas mil pessoas para a Concha Acústica da Lagoa do Taquaral no final da tarde de domingo, 19 de dezembro. A apresentação seguiu os protocolos sanitários contra a covid-19, com a comprovação de vacinação na entrada e o uso obrigatório da máscara durante todo o evento.
A apresentação emocionou o público, que pôde ver a Orquestra de volta à Concha, com os espaços ocupados, após um ano e meio de pandemia. E com um diferencial a mais: foi a última aparição do maestro Victor Hugo Toro como diretor artístico e regente titular da Sinfônica. Ele foi homenageado, assim como quatro músicos que se aposentaram durante a pandemia: Cybele Lopes, Ivana Paris Orsi, Walter Valentini e Guigui Pfaffenbach.
A soprano Thayana Roverso e o barítono Vinícius Atique participaram como solistas convidados e foram muito aplaudidos pelo público. As palmas entusiasmadas mostraram o quanto os presentes gostaram do espetáculo, formatado com amplo repertório de obras de renomados compositores e canções natalinas conhecidas em todo o mundo.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, em nome do prefeito Dário Saadi, abriu o concerto agradecendo a toda a equipe e aos músicos da Sinfônica pela dedicação “a essa maravilhosa orquestra, um orgulho para nós, e também por essa apresentação que já é tradicional no calendário da cidade”.
Alexandra também agradeceu a parceria com a Unimed, “que tem a sensibilidade de fazer a Orquestra chegar a todos os cidadãos por meio deste bonito concerto”. O coordenador do Conselho de Administração da Unimed, Gerson Muraro Laurito, agradeceu a todos os envolvidos na realização do concerto. A apresentação  também teve apoio da Sanasa.
Ao público, Alexandra Caprioli desejou que o concerto tenha aquecido o coração de todos e que o Natal venha cheio de esperança, saúde, “e certeza de que dias melhores nos esperam”. Ela fez votos de que ”o ano de 2022 traga uma retomada e a possibilidade de termos as nossas vidas aos poucos voltando ao normal”.
Homenagem
O maestro Victor Hugo Toro se despediu do cargo de diretor artístico e regente titular da Sinfônica , na qual permaneceu por dez anos. Ele foi homenageado e recebeu os aplausos do público. “Queria dizer o quanto é especial encontrar vocês aqui, na Concha Acústica. É muito bom terminar esta temporada com este concerto cheio de de energia, vitalidade e alegria”, comemorou.
O concerto foi dedicado à memória do servidor Edison Roberto de Lima, que faleceu por complicações da covid-19 no dia 2 de março de 2021, “e das milhares de outras vítimas, campineiros, brasileiros, que morreram no mundo, vítimas da doença”, pontuou Toro. A apresentação deste domingo encerrou a temporada artística da Orquestra em 2021.
Aos músicos, Toro agradeceu “pelos dez anos durante os quais tive oportunidade de fazer música com vocês, cada um no seu estilo, na sua personalidade, escrevendo muito da história desta Orquestra”. E continuou, emocionado: “só posso lembrar dos sorrisos, das brincadeiras, das músicas que fizemos juntos, dos problemas que tivemos também, mas certamente vocês escreveram páginas muito importantes na história de Campinas, na música sinfônica brasileira e na história deste publico”.
A secretária Alexandra Caprioli cumprimentou o maestro. “Hoje é o final de um ciclo de dez anos que você completa à frente da Sinfônica. A Orquestra, a Secretária de Cultura e Turismo mas, principalmente, a cidade de Campinas agradecem sua dedicação e a competência com que liderou a Orquestra nessa década. Foi uma honra para nós tê-lo à frente dos nossos músicos, enfrentando o enorme desafio que é liderar uma orquestra que, além de ser uma das mais antigas do país, também é a paixão dos campineiros”.
“Com seu carisma, você conquistou e cativou o público, você fez a Orquestra mais próxima das pessoas, e nos acostumamos com o charme do seu portunhol. Através de sua competência, pudemos ver a Orquestra completar 90 anos, comemorados em 2019. Você soube traduzir para todos o universo da música erudita e da música sinfônica. Sua contribuição foi fundamental para o fortalecimento da Orquestra e da cultura da cidade”, acrescentou Alexandra Caprioli.
A secretária finalizou: “Cada concerto, sem dúvida, é uma entrega de corpo e alma e sua passagem conosco nestes dez anos tem um sentido que ultrapassa o nosso tempo. As mudanças e os novos desafios são necessários, mas sentiremos sua ausência. As cortinas se fecham hoje, mas novos horizontes se abrem. Esperamos que você leve Campinas no seu coração e certamente nós, campineiros, sempre lembraremos com carinho do nosso maestro, e seu nome estará cravado no coração de todos nós. Muito sucesso, seja feliz e volte sempre que puder”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock