Sessão na Câmara discute campanha que repudia violência contra a mulher
A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, esteve na tarde desta segunda-feira, dia 6, na Câmara Municipal, para prestigiar a sessão do Legislativo em que se discutiu a Campanha do Laço Branco.
A campanha do Laço Branco traz um importante tema para refletirmos, que é a participação do homem no enfrentamento da violência de gênero. Quero, a propósito, agradecer e reconhecer o forte apoio do vereador Marcelo da Farmácia em tornar essa campanha parte do calendário do município”, afirmou a secretária Vandecleya Moro.
Instituída pela Lei Municipal 16.103/2021, a ‘campanha do Laço Branco’ tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no trabalho pelo fim da violência contra a mulher.
A data foi escolhida porque, no dia 6 de dezembro de 1989, Marc Lepine, de 25 anos, invadiu, armado, uma sala do curso de Engenharia da Escola Politécnica de Montreal (Canadá), ordenou que os homens saíssem, matou as mulheres e depois cometeu suicídio. Na ocasião, um grupo de homens elegeu o laço branco para mostrar que repudiava a violência contra a mulher. Em 1991, o dia 6 de dezembro foi escolhido como data oficial para protestar contra esse tipo de violência.