Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do município pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc), o presépio mecânico da família Curcio ficará aberto todos os fins de semana do mês de dezembro, no período das 8h às 11h, na unidade da Sanasa localizada na Avenida Ângelo Simões, 487, para visitação pública. A entrada é gratuita.
Instalado em um espaço de 15 metros de extensão por quatro metros de profundidade, o presépio foi construído por quatro gerações da família. Cada peça foi produzida artesanalmente e com muita criatividade. O presépio reúne cenários urbanos e do campo, folclore, tradições regionais e de outros países, com movimentos mecânicos dando vida aos personagens. Rodas de bicicleta, polias, correias e barbantes compõem o mecanismo de funcionamento do presépio, que conta com iluminação e engrenagem artesanal.
História
A tradição da família Curcio na construção de presépios começou com José Curcio, italiano da Calábria que chegou ao Brasil em 1906 trazendo apenas o Menino Jesus esculpido em canivete pelo próprio imigrante. O personagem, de mais de cem anos, está até hoje no presépio montado na Sanasa.
Já por volta de 1912, Curcio começou a montar o presépio aos poucos na casa onde morava, localizada na Avenida Senador Saraiva. Hoje, o presépio é mantido pela quarta geração da família.
Patrimônio de Campinas
O Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc) aprovou na quinta-feira, 4 de dezembro, o registro do presépio da família Curcio como Patrimônio Cultural Imaterial do município. O parecer técnico conclui que o presépio representa não apenas um ofício familiar transmitido por quatro gerações, mas uma prática cultural profundamente ligada à identidade campineira. Mais do que uma obra artesanal, trata-se de um símbolo da memória urbana, da criatividade popular e da capacidade de reinvenção que mantém viva uma tradição há 119 anos
Serviço
Visitação ao Presépio da Família Curcio
Dias 6 e 7, 13 e 14, 20 e 21 e 27 e 28/12
Horário: das 8h às 11h
Local: unidade da Sanasa localizada na avenida Ângelo Simões, 487, bairro Ponte Preta
Entrada gratuita







