Programa Viva Leve inicia nova turma com usuários do CS Taquaral
Esta quarta-feira, 28 de fevereiro, foi o dia “D” para mais uma turma do programa Viva Leve, promovido pelo Centro de Saúde Taquaral. O objetivo é melhorar a saúde e a qualidade de vida de pessoas maiores de 18 anos com excesso de peso. A Lagoa do Taquaral foi o ponto de encontro dos cerca de 30 usuários da unidade e moradores da região. O programa também acontece no CS Conceição, que iniciará uma turma na próxima terça-feira, dia 6.
O programa acontece duas vezes por ano e tem duração de quatro meses, com encontros semanais de duas horas. No CS Taquaral os encontros são às quartas-feiras; no Conceição, às terças.
As atividades do grupo são divididas em teoria, com debates sobre temas preestabelecidos, escolhidos pelos participantes ou indicados pelos coordenadores do programa; e prática, com exercícios como alongamentos, meditação e caminhadas, fazem parte das práticas integrativas.
A nutricionista Maria Alice explica que a ideia primordial é promover saúde. “O programa promove o emagrecimento, mas envolve, também, outras questões como a autoestima”. Para isso, a nutricionista elabora cardápios individuais. Os participantes devem seguir as orientações durante os quatro meses de duração do programa.
“Buscamos ver as pessoas felizes e realizadas. A perda de peso não é nosso foco, mas sim a consequência de um trabalho que além da parte psicológica e nutricional, conta com atividades físicas e o gosto por essa prática faz toda a diferença no processo. É um trabalho multidisciplinar, onde cada profissional tem sua importância e nosso foco é a felicidade e a realização dos participantes”, garante psicóloga Fernanda.
Os participantes também recebem instruções sobre o controle com a comida, a troca de congelado e industrializado por verduras e legumes frescos, como também a leitura dos rótulos dos produtos.
História
A ideia surgiu em fevereiro de 2013, enquanto a psicóloga lia o livro “Pense Magro”. Ela quis montar um programa visando o bem-estar da população. O primeiro nome que o programa recebeu foi Consciência Corporal, com foco nas questões psicológicas. A condução do primeiro grupo contou com o apoio de Vanessa Divino, também psicóloga.
Ainda naquele ano, com entrada da nutricionista no grupo, o programa passou a focar, também, a parte nutricional e mudou de nome, passando a ser Viva Leve. De 2013 para cá, foram mais de 500 pessoas atendidas, quando somados os participantes do CS Taquaral e do CS Conceição e unidades de sua área de abrangência.
Os interessados em participar das próximas turmas, que acontecerão no segundo semestres, podem se inscrever pela internet, no sitecampinas.sp.gov.br/vivaleve. As vagas, para cada grupo, são limitadas a 30 participantes.