A Secretaria de Saúde de Campinas implementa nesta segunda-feira, 1º de dezembro, nova medida para ampliar e qualificar a assistência aos pacientes do SUS Municipal. Os métodos de prevenção à infecção por HIV chamados de PrEP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição) começam a ser ofertados em mais 12 centros de saúde (CSs).

Cada distrito de saúde na cidade passa a ter dois CSs contemplados. A escolha da secretaria considerou fatores como fluxo de pacientes, facilidade de acesso e vulnerabilidade social. Cinco deles também funcionam aos sábados, das 7h às 13h.
 

  • Leste: Taquaral e São Quirino (abre aos sábados)
  • Noroeste: Floresta e Ipaussurama
  • Norte: Aurélia (abre aos sábados) e Barão Geraldo
  • Sudoeste: Aeroporto e Santa Lúcia (ambos abrem aos sábados)
  • Sul: São José e Campo Belo
  • Suleste: Orosimbo Maia e Vila Ipê (abre aos sábados)

Os endereços e horários de funcionamento estão no site: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude.

Por que a expansão?

O objetivo da Saúde é reduzir os casos de infecção por HIV e, consequentemente, a possibilidade de mortes provocadas pela aids (síndrome da imunodeficiência adquirida). 

Para isso haverá ampliação do acesso à informação sobre o tema e expansão destes dois métodos de prevenção para 12 centros de saúde. Anteriormente, a PrEP e PEP eram ofertados exclusivamente em dois pontos mantidos da cidade: o Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, na região central, e o CS Santos Dumont, no Jardim Itatinga.

A PEP, em especial, já era entregue e continua disponível no Hospital Mário Gatti, no Parque Itália, aos finais de semana e durante horários em que não funcionam o Centro de Referência em IST HIV/Aids e Hepatites Virais e o CS Santos Dumont.