Connect with us

Eventos

Unicamp propõe desafio para alunos criarem startups a partir de tecnologias da universidade

Unicamp

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) convida alunos de graduação e pós-graduação de todo o Brasil e pessoas interessadas em empreendedorismo de base tecnológica a desenvolverem modelos de negócio para as tecnologias da universidade, podendo elas serem patentes ou softwares. As inscrições para o Desafio Unicamp 2018 de Inovação Tecnológica foram abertas hoje e seguem até 25 de março. O programa é totalmente gratuito e os participantes recebem certificados.

Os interessados devem se inscrever na competição em grupos formados por três ou até cinco pessoas. São valorizadas equipes que possuem perfis multidisciplinares, com formações das mais diversas áreas do conhecimento.

Os participantes devem escolher uma tecnologia da Unicamp, com a qual irão trabalhar na competição. Os times receberão mentoria acadêmica – a ser ministrada pelo docente responsável pela patente ou do software –, mentoria empresarial – que será dada por um profissional de mercado a ser designado pela equipe da Agência de Inovação da Unicamp –, e participarão de workshops e treinamentos para aperfeiçoar sua ideia de negócio.

Advertisement

“O Desafio Unicamp é uma iniciativa que ativa três importantes frentes da Inova Unicamp. A primeira delas é trabalhar com a propriedade intelectual da Unicamp, a partir do fomento ao empreendedorismo de base tecnológica e com vistas a firmar parcerias futuras. Além de ser uma brilhante forma de divulgar nossas tecnologias, ofertamos capacitação gratuita a esses jovens, vindos de toda a parte do Brasil”, salienta o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Newton Frateschi.

A equipe vencedora será premiada com R$ 3 mil para cada integrante, programa de pré-aceleração e formação Green Belt.

O Desafio Unicamp é responsável pela capacitação de mais de 2 mil pessoas em metodologias de modelagem de negócios, como Business Model Canvas e Lean Canvas. A partir da análise de mais de 140 tecnologias da Unicamp, foram construídos 249 modelos de negócios, que deram origem a seis startups. Como resultado, mantém uma rede de mais de 120 mentores voluntários associados e já registrou a presença de participantes de 11 estados brasileiros.

Advertisement

Sobre o Desafio Unicamp

A iniciativa está na oitava edição e é organizada, anualmente, pela Agência de Inovação Inova Unicamp. São patrocinadores da edição de 2018 do Desafio Unicamp: a Clarke, Modet &Co, a FM2S Consultoria e a Baita Aceleradora. A iniciativa conta com o apoio da Rede Global do Empreendedorismo Campinas, da Venture HUB, do Founder Institute, da Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) e da Liga Empreendedora.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare