A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas realiza no próximo dia 26 de novembro, quinta-feira, o lançamento de novas ações do Programa de Lideranças Negras da Prefeitura de Campinas. O evento, aberto a todos os servidores, será no Teatro Bento Quirino, a partir das 14h. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/so93VasWbpdhkYJq5 .
Desde que foi lançado, em 2023, diversas ações vêm sendo realizadas, entre elas a “Jornada Lélia Gonzalez”, que contou com palestras de diversas personalidades como Cida Bento, Luiza Mandela, Flavia Martins e Zezé Mota.
“Campinas está avançando nas políticas de igualdade racial e o programa de Lideranças Negras é essencial. A partir da identificação de onde estão os nossos servidores negros, temos que promover políticas que permitam o crescimento desses profissionais na carreira”, explicou a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.
Durante o evento, será lançada Trilha Formativa, com cursos, mentorias, seminários e até a proposta de um intercâmbio. Na ocasião, os servidores também vão conhecer o podcast Vozes Negras de Campinas, em parceria com a Câmara Municipal, que tem como proposta promover um espaço de visibilidade e valorização das experiências de servidores negros que atuam como líderes da administração municipal.
“Com o podcast queremos inspirar e fortalecer outras trajetórias no serviço público, além de consolidar uma cultura organizacional mais diversa e inclusiva”, disse a gestora.
O programa
O Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras na Gestão visa estimular e aprimorar o desenvolvimento de habilidades de servidores negros para o exercício de posições de liderança na Administração Pública.
“É preciso acompanhar os servidores negros para garantir que eles tenham as mesmas oportunidades que os brancos na ascensão na carreira”, comentou.
Ainda de acordo com dados do cadastro de servidores, mais de 10,2 mil (72%) são brancos; cerca de 2 mil (9%) são pretos; 2,5 mil pardos (17%); 221 amarelos (2%) e 16 indígenas. O demais não informaram.
Entre os objetivos estão a identificação de servidores públicos negros, com perfil de gestão e potencial de liderança; a criação de mecanismos de incentivo ao desenvolvimento profissional contínuo; o desenvolvimento de competências de lideranças e gerenciais necessárias para uma atuação estratégica, inovadora, diversa e flexível.
Também objetiva fomentar o fortalecimento dos gestores e gestoras negras em espaços de decisão, implementar e fortalecer a construção de uma rede de lideranças negras e produzir estudos e avaliações sobre a ampliação da diversidade e seus efeitos na Administração Pública.
Serviço
Lançamento das novas ações do Programa de Lideranças Negras
Data: 26/11
Horário: 14h
Local: Teatro Bento Quirino
Rua Luzitana, 1576
Inscrições: https://forms.gle/so93VasWbpdhkYJq5
Informações: (19) 2515-7132







