Os alunos do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) puderam ir em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho nesta segunda-feira, 17 de novembro, durante a 2ª edição do Feirão do Projeto de Emprego Profissional Inclusivo (Pepi). Foram realizados 329 atendimentos e 64 encaminhamentos para entrevistas.
 

O evento foi realizado na Unidade Prefeito Antônio da Costa Santos, no Centro, e contou com a participação de 10 empresas parceiras e do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (Cpat). Ao todo, estiveram presentes quatro instituições especializadas em estágio e seis com vagas de emprego para estudantes dos cursos técnicos e profissionalizantes do Ceprocamp
 

Entre os interessados estava a aluna Natiele Ribeiro, que é deficiente auditiva e atualmente estuda Administração e Informática Básica na unidade Satélite Íris. Em Libras, com o apoio da intérprete, ela relatou o desejo de crescer profissionalmente e conquistar novas oportunidades. “Eu quero aprender para ter uma vida melhor no futuro. Tenho 14 anos na área de produção, então quero ter novas experiências em relação ao trabalho, conhecer e aprender coisas diferentes”. Ela foi encaminhada para uma entrevista na empresa CVX.
 

Segundo a coordenadora do projeto, Izabela Zulato, o feirão funciona como uma força-tarefa para ampliar as chances de contratação dos estudantes na região de Campinas. “Convidamos empresas parceiras para participar dessa ação de cadastro e networking, e quem sabe já realizar uma contratação. O aluno é chamado por senha, faz o cadastro com o pessoal do CPAT e é direcionado para uma pré-entrevista com alguma das empresas presentes, ou é encaminhado para outras parceiras nossas”, explica.

O Pepi funciona durante todo o ano letivo, mapeando vagas, fazendo a combinação entre os requisitos necessários e o perfil dos candidatos, e realizando a divulgação para os alunos.