Campinas é destaque nacional no estudo feito pela Asserfit, consultoria empresarial responsável pelo Retornômetro, que analisa como as cidades com mais de 50 mil habitantes aplicam os recursos públicos. A metrópole ficou em 14ª posição entre os 396 municípios analisados e foi classificada como cidade com “bom retorno nos investimentos públicos”.
“Nossa cidade é uma metrópole com mais de 1,1 milhão de habitantes e muitos desafios. Embora o ranking avalie municípios de menor porte também, atingimos uma boa pontuação e o que nos coloca entre as cidades com bom retorno dos investimentos”, disse Aurílio Caiado, secretário de Finanças do município.
O estudo considerou dados do IBGE, FINBRA, Ministério da Saúde, Ministério da Educação e outras bases governamentais e foi dividido em três eixos:
* Viver: saúde, educação, saneamento, infraestrutura;
* Prosperar: emprego, renda, desenvolvimento econômico;
* Governar: gestão fiscal, capacidade de investimento, transparência.
O melhor índice da cidade foi no eixo viver, o que, segundo Caiado, mostra que a cidade tem feito investimentos importantes nas áreas sociais. “Para 2026, o Orçamento prevê mais de R$ 5 bilhões em Saúde e Educação. Também temos feito importantes intervenções na infraestrutura, em especial no transporte, com o BRT, e nas obras antienchentes. O estudo mostra que estamos no caminho certo”, comentou.
No eixo Governar, que analisa a eficiência e a transparência da administração, a cidade também se destacou. Os pontos verificados foram neste eixo foram: – Eficiência Fiscal (dependência de transferências, capacidade de investimento); – Transparência (abertura de dados e prestação de contas); – Custos Administrativos (gastos com pessoal e estrutura administrativa); e Ambiente de Negócios (facilidade para abertura de empresas).
O único índice que causou estranheza, segundo o gestor, foi o do eixo prosperar, que avalia questões ligadas à economia, educação formal, inovação e capital humano.
“Campinas é destaque em todos os itens avaliados neste eixo. Temos o 12º maior PIB do País e o 1º do interior paulista; temos cinco parques tecnológicos; somos sede da Unicamp, universidade mais inovadora do país; do CNPEM, onde se localiza o mais moderno sistema de luz Sincrotron do hemisfério sul e também onde está sendo construído o Projeto Órion”, comentou. “Sobre a profissionalização, temos unidades do Ceprocamp distribuídas em todas as regiões da cidade, diversas faculdades. Somos destaque em inovação e estamos entre os municípios com melhor capital humano”, completou.
Alguns dados que colocam Campinas em destaque
* PIB – R$ 72,9 bilhões (12º do Brasil e 1º do interior paulista).
* 99,84% da população tem é tratada; 96,42% coleta de esgoto e 94% do esgoto da cidade é tratado.
* Inteligência e conectividade: Campinas conta com 11 hubs de inovação; é referência nacional em estudos sobre IA, IoT e redes 6G; e conta com soluções aplicadas à saúde, segurança e mobilidade urbana.
* 7ª cidade do Brasil e eventos internacionais.
* Localização estratégica, mão de obra qualificada e infraestrutura de qualidade atraem empresas e negócios.
* Conta com 21 instituições de ciência, tecnologia e inovação.
* Ocupa o 6º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios no Brasil.
* Aeroporto de Viracopos: maior terminal de cargas da América Latina; 12,5 milhões de passageiros de 2024.
* Educação e ciência: 18 instituições de ensino superior; rede municipal de ensino com 269 unidades e mais de 71 mil alunos.
* Com relação ao meio ambiente, conta com 640 mil árvores plantadas na cidade desde 2021.
* É considerada uma floresta urbana: 14 parques/ 12 bosques / 9 unidades de conservação, incluindo a Mata de Santa Genebra (somando 30% território).
* Possui mais de duas mil praças e 20 microflorestas prontas (A meta é implantar 200 microflorestas em até quatro anos).
* Concentra 30 das 500 maiores empresas de tecnologia do mundo
* Geração de negócios: nos últimos 12 meses, foram abertos 39.002 CPNJs, 27.577 MEIs e 11.425 empresas.







