Hospital Mário Gatti abre cinco leitos de UTI Covid nesta quarta-feira, 24
Mais cinco novos leitos de UTI foram abertos nesta quarta-feira, 24 de março, no Hospital Mário Gatti. O anúncio foi feito pelo prefeito Dário Saadi durante transmissão ao vivo na internet durante a tarde de hoje.
Estão previstos outros cinco leitos no Hospital Metropolitano, mas a medida depende da contratação de Recursos Humanos (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta). “Se a equipe não está completa, não é possível abrir o leito de UTI”, explicou o presidente da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, Sérgio Bisogni, durante a transmissão pelas redes sociais.
O prefeito ressaltou que os profissionais precisam ter uma experiência mínima de UTI para atender pacientes graves.
Na última segunda-feira, 22 de março, foram abertos cinco leitos de UTI no Mário Gatti. Na sexta, dia 19, entraram em funcionamento outros dez no Ouro Verde, unidade que atende prioritariamente casos de Covid-19.
O SUS Municipal conta com 159 leitos de UTI Covid. O número é 115% maior que o de janeiro, quando a rede municipal contava com 74 estruturas do tipo.
“Estamos chegando no limite de ampliação de leitos e a gravidade da doença aumentando, o que significa um tempo maior de internação. Por exemplo, no ano passado, uma pessoa internada em um leito de enfermaria recebia alta em até cinco dias. Atualmente demora, em média, oito. Na UTI, o tempo era de 12 a 15 dias. Agora são cerca de 18”, afirmou Bisogni.
Hospital de Campanha e AME Campinas
Nas próximas semanas será reaberto o Hospital de Campanha, com 36 leitos de enfermaria. A unidade fica na sede do Patrulheiros, no Parque Itália. “Estamos com a licitação aberta para a contratação de empresa para atuar no hospital, mas estamos com dificuldade em obter tanques de oxigênio. Estamos com uma opção a ser resolvida e por isso não podemos estabelecer um prazo. O plano B seria levar esses leitos para dentro de uma área no Hospital Ouro Verde”, disse o presidente da Rede Mário Gatti.
O AME será aberto na quinta-feira, 25 de março, com cinco leitos de UTI. No sábado, dia 27, serão mais cinco. Até a próxima terça-feira, dia 30, a unidade terá 25 estruturas de UTI. Outros cinco leitos de enfermaria serão acionados para dar suporte aos pacientes que saem da UTI.
O Governo Estadual também está abrindo 40 leitos de enfermaria no Hospital da Amil de Sumaré. Eles serão regulados pelo Estado para atender a região do DRS-7 (Departamento Regional de Saúde), que cobre Campinas e região.