Vigilância Sanitária autua mais dois estabelecimentos na Fase Vermelha
A fiscalização coordenada pela Vigilância Sanitária Municipal de Campinas autuou dois estabelecimentos, na noite de ontem, dia 11 de março, entre os 17 vistoriados nos bairros Guanabara, Jardim Chapadão, Vila Teixeira, Cambuí e Vila Itapura.
As infrações foram porque um dos estabelecimentos estava permitindo o consumo de bebida no local e no outro foi constatado o não uso de máscara por clientes e colaboradores.
A ação, que teve o apoio da Guarda Municipal de Campinas, percorreu supermercados, lanchonetes, restaurantes, panificadoras, sorveteria, bares e lanchonetes para verificar o cumprimento das medidas sanitárias previstas na Fase Vermelha do Plano São Paulo, em que é permitido apenas o funcionamento de atividades essenciais, com restrições, conforme o Decreto Municipal 21.360/21, de 3 de março deste ano.
As fiscalizações ocorrem de forma contínua e foram intensificadas nos últimos dias, já que o momento crítico pelo qual está a cidade neste momento exige atenção. É uma questão de saúde pública, que também requer a conscientização da população.
Os cuidados de todos devem ser intensificados, como o uso adequado de máscaras de proteção, higienização frequente das mãos, o respeito ao distanciamento social e evitar aglomerações.
Os estabelecimentos que não seguirem as orientações de segurança contra o novo coronavírus recebem multa no valor de R$ 1.515,44 e, em caso de reincidência, a multa dobra. Já os estabelecimentos considerados não essenciais flagrados funcionando com atendimento ao público poderão sofrer interdição.
A Prefeitura Municipal de Campinas possui um canal de comunicação para denúncias, sistema 156, caso sejam observadas situações contrárias às disposições estabelecidas em relação à contenção da Covid-19. A Guarda Municipal também pode ser acionada pelo 153, principalmente em situações de aglomeração de pessoas.