Estudantes que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo, 9 de novembro, escreveram a redação deste ano sobre “perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Este tema faz parte da pauta da Prefeitura de Campinas que busca adaptar suas políticas públicas a uma sociedade cada vez mais envelhecida. 
 

Segundo dados do Censo de 2022 feito pelo IBGE, 18,4% da população de Campinas tem 60 anos ou mais. Isso corresponde a 209.267 idosos. É consenso entre os especialistas que a longevidade das pessoas aumentou no Brasil nos últimos anos, o que faz com que o envelhecimento com saúde seja pauta cada vez mais presente nas discussões públicas.   

 

Esporte e lazer 
 

Manter o corpo e a mente ativos faz parte de um envelhecimento saudável. Por isso a Secretaria de Esporte e Lazer dispõe do Centro de Vivência dos Idosos. Um espaço no Parque Taquaral direcionado para a terceira idade, com trabalho desenvolvido pelos professores da Pasta.  
 

Os idosos, além das aulas, recebem o estímulo para um bom convívio social, são incentivados a interagir entre si, recebem orientações, participam de palestras, vivências teatrais e artesanato. Há um estímulo intenso para se descobrir os prazeres de uma continuidade saudável e ativa nesta fase da vida. 

  
O espaço é frequentado semanalmente por aproximadamente 200 idosos. As opções de aulas são muitas e podem ser conferidas no site: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/esporte-e-lazer/pagina/aulas-gratuitas-smel 
As piscinas públicas também são opções de lazer para os idosos e a secretaria ainda tem aulas de vôlei e outros esportes.