UPA Carlos Lourenço volta a ser exclusiva para pacientes com Covid-19
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Carlos Lourenço voltará a ser exclusiva para o atendimento de pacientes com Covid-19 a partir deste final de semana. Na avaliação da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, responsável pela gestão da unidade, neste período de intensificação da pandemia há uma necessidade maior de leitos de menor complexidade, por isso a conversão.
A UPA terá disponível 28 leitos para pacientes com Covid-19. Deste total, 25 serão destinados à retaguarda clínica e três leitos serão de suporte ventilatório para estabilização antes de transferência para a UTI.
Os leitos serão 100% regulados e os pacientes só serão admitidos depois de avaliados em outro local e encaminhados pela Central de Regulação, ou seja, os pacientes não podem ir espontaneamente.
A unidade ficará fechada por 12 horas antes de receber os pacientes com Covid-19 para que sejam feitas todas as adequações necessárias.
A UPA já funcionou como unidade de internação para Covid entre os dias 18 de junho e 30 de agosto. Na ocasião, pelo menos 240 pacientes foram atendidos no local.
Operacional
Os pacientes que estiverem na unidade até a migração serão encaminhados para outras unidades. A UPA realiza uma média de 400 atendimentos por dia.
A UPA Carlos Lourenço foi escolhida por ser uma unidade nova, bem equipada e por estar situada na Região Sul, onde já existem outras unidades de urgência e emergência. Os pacientes que precisarem de pronto atendimento, podem procurar o PA São José ou o PS do Hospital Mário Gatti.