Geral

Balanço: Comissão das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida prevê Campinas mais inclusiva e participativa; Presidente anuncia implantação do primeiro playground adaptado

A Comissão das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida da Câmara é presidida pelo segundo biênio consecutivo pelo vereador Jorge da Farmácia (PSDB). Uma das principais marcas do trabalho da comissão é apresentar projetos que promovam a inclusão e cidadania. 
Ao longo de 2017 foram dez reuniões que debateram desde empregabilidade para a pessoa com deficiência até a apresentação da “Tecla SAMU” e da “caneta falante”, ferramentas de tecnologia que contribuem para o acesso de deficientes visuais tanto ao serviço de atendimento móvel de urgência como também a livros, possibilitando a leitura por essas pessoas.
O presidente da comissão enfatiza ainda a intermediação que foi feita para que o Executivo colocasse em prática pedidos de implementação de academias e playgrounds adaptados. “Foram diversas indicações e muita conversa com o prefeito Jonas Donizete que ouviu o nosso pedido e atualmente a cidade conta com seis academias e ainda neste mês de janeiro teremos o primeiro playground adaptado para nossas crianças na Pedreira do Chapadão”, comemora Jorge.
Além de Jorge, a comissão é formada ainda pelos vereadores Rubens Gás (PSC), Pedro Tourinho (PT), Professor Alberto (PR) e Mariana Conti (PSOL). 
Carnaval Inclusivo: 
Para 2018 a comissão se organiza para fortalecer ainda mais o trabalho que já é realizado, entre eles o auxílio e divulgação do carnaval inclusivo. “Acredito que quanto mais mães e pais souberem que temos em nossa cidade atividades que eles possam levar seus filhos, mais inclusão vamos promover”, afirma. 
Jorge lembra ainda que em 2016 o carnaval inclusivo promovido na Pedreira do Chapadão por iniciativa de pais das crianças com deficiência e mobilidade reduzida atraiu cerca de 80 crianças, já no ano seguinte, mais de 400 crianças participaram do evento e para este ano a expectativa só aumenta. “Acredito que vamos atrair mais de mil pessoas para o carnaval, a sociedade precisa enxergar as pessoas com deficiência e entender que é possível que todos convivam juntos em harmonia e com muito respeito ao próximo”, acredita Jorge. 
Há dois anos o projeto social LIA – Lazer, Inclusão e Acessibilidade realiza na Pedreira do Chapadão o FoLIA – Carnaval Inclusivo. O Projeto LIA surgiu de forma espontânea, da ação de mães que se reúnem em praças públicas para fazer piquenique e brincar com seus filhos. Ele existe em diversas cidades do país, em Campinas as mães começaram a seu reunir, justamente, na Pedreira do Chapadão. O evento do carnaval é organizado pelas mães de forma colaborativa, portanto quem quiser participar basta levar seu lanchinho para somar ao piquenique.  
Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock