Defesa Civil recebe alunos premiados por sistema de alerta de deslizamentos

A Defesa Civil de Campinas recebeu na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro, estudantes da Escola Técnica Bento Quirino que desenvolveram o projeto SMDT (Sistema de Monitoramento de Deslizamentos de Terra).

 

A iniciativa dos alunos Sofia Cotrim Rodrigues, João Felipy de Souza e Otávio Gabriel Raimundo Fonseca conquistou o primeiro lugar na Categoria Social e Arte do Prêmio Futuros Técnicos, concedido pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP).

 

O grupo esteve na sede da Defesa Civil e foi recebido pelo coordenador regional e diretor do Departamento de Campinas, Sidnei Furtado; pela coordenadora de Monitoramento, Sueli Castiglieri; pelo coordenador de Operações, Joel Carlos dos Santos; pelo coordenador da área técnica, Ednaldo Lopes, além de agentes.

 

Sobre o projeto

 

Segundo os estudantes, o projeto tem como objetivo prevenir deslizamentos de terra em áreas de risco. Com o uso de sensores, o sistema identifica movimentações do solo e chuvas intensas, enviando alertas automáticos pelo WhatsApp quando há perigo.

 

As informações também são enviadas para uma plataforma on-line, onde é possível acompanhar os dados em tempo real e ver o histórico das medições.

 

Com isso, o projeto ajuda a prever acidentes, permitindo que ações preventivas sejam tomadas antes que o deslizamento aconteça.

 

Aplicações

 

Sidnei Furtado destacou que é muito gratificante ver o interesse dos jovens pelo desenvolvimento de projetos relacionados à redução do risco de desastres. “Precisamos cada vez mais dessa parceria da sociedade civil para trazer boas soluções às comunidades. Inicialmente, vamos fazer a validação do sistema em laboratório para, posteriormente, testá-lo em uma área de risco da cidade”, afirmou.