Geral

Unicamp aprova adoção de cotas para colégios técnicos

Foi aprovada nesta terça-feira (2), em Sessão Ordinária do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, a proposta de implementação de cotas étnico-raciais e para alunos oriundos de escolas públicas nos vestibulinhos dos Colégios Técnicos de Campinas (Cotuca) e de Limeira (Cotil).

A iniciativa foi aprovada pelo Conselho com 71 votos favoráveis e apenas duas abstenções. De acordo com a proposta, 70% das vagas oferecidas pelos dois colégios serão destinadas a alunos vindos da rede pública de ensino, sendo que 35% do total de vagas serão para alunos pretos, pardos ou indígenas preferencialmente vindos também de escolas públicas. As cotas serão adotadas já no vestibulinho de 2021. 

O projeto prevê que, ao se inscreverem nos vestibulinhos, os candidatos sejam identificados pelos marcadores de estudantes PPI – Pretos, pardos e indígenas, EPu – Estudantes de escolas públicas ou AC – Ampla concorrência.

Os candidatos aprovados serão classificados em uma lista única de cada curso e convocados segundo a ordem de classificação em três grupos: primeiro, 35% das vagas (14 de 40) preenchidas, na ordem de classificação, por alunos identificados como PPI e, preferencialmente, também EPu. Completadas essas vagas, serão convocados outros 35% (14 de 40), também na ordem de classificação, pelos alunos identificados como EPu, independente da raça/etnia. Finalmente, o terceiro grupo terá 30% das vagas (12 de 40) preenchidas por alunos em ampla concorrência, convocados também pela ordem de classificação. 

Confira o artigo na integra clique aqui

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock