Dia das crianças: hospital Ouro Verde realiza caça ao tesouro da saúde com crianças em atendimento
As crianças atendidas no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Ouro Verde) participam do Mapa do Tesouro da Saúde nesta quinta, 9 de outubro, e sexta, 10. O evento, que faz parte das comemorações do Dia das Crianças da Rede Mário Gatti, pretende abordar assuntos relacionados à saúde e ao lúdico por meio de brincadeiras que ajudam no tratamento e fazem parte do mundo das crianças.
O tema ‘O Mapa do Tesouro da Saúde’ simboliza a jornada das crianças e famílias rumo ao cuidado, com cada atividade representando pistas que levam aos tesouros que realmente importam: saúde, alegria e acolhimento.
Brincar e humanizar
O projeto “Semana da Criança – O Mapa do Tesouro da Saúde” tem como foco humanizar o atendimento pediátrico por meio de atividades lúdicas e educativas, valorizar a infância e o direito ao brincar, oferecer acolhimento e alegria às crianças hospitalizadas e atendidas pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), estimular a participação dos pais e acompanhantes em atividades educativas, fortalecer vínculos multiprofissionais, além de reforçar a responsabilidade social do hospital, aproximando comunidade e equipe.
Para o médico pediatra Timóteo Cabral Nascimento, um dos organizadores da ação, a principal mensagem do projeto é mostrar que a saúde é o maior tesouro que temos. “O tema escolhido, o mapa do tesouro da saúde, é justamente para mostrar que existe um caminho, mas que dentro disso tudo existem etapas. Que é preciso ter paradas para fazer os ajustes no dia a dia e ter saúde e para seguir. E é um desafio para todos os profissionais da área de saúde e também para as pessoas que são assistidas pelo serviço prestado”, explicou.
“O objetivo do nosso projeto é levar um pouco de conforto e alegria para as crianças e famílias que estão internadas no hospital Ouro Verde e para aquelas que passam em consultas diárias. Também vamos levar presentes para as crianças que estão acamadas em suas casas e são atendidas pelo SAD. Qualquer criança que esteja internada ou que esteja passando por algum problema de saúde precisa ter o lúdico, ter a brincadeira, ter o colorido do dia, ter algo diferente, porque isso também faz parte do tratamento e do mundo da criança”, explicou o pediatra.