Geral

Obras do CS Ipaussurama tiveram investimento de R$ 2,7 milhões

Depois de passar por obras de reforma e ampliação, o Centro de Saúde Ipaussurama foi entregue no domingo (16), pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e passou a se chamar ‘Angela de Campos Trentin’. A obra integra o programa ‘Saúde em Ação’, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Campinas, o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e beneficia uma população de cerca de 12 mil habitantes. 

 

 

“Temos conseguido grandes conquistas, principalmente na área da saúde. Esse projeto é regional e deu tão certo que o Banco Mundial já está querendo fazer o Saúde em Ação 2, porque fazemos corretamente o que nos comprometemos a fazer”, destacou o prefeito Jonas Donizette. 

 

 

Com a ampliação, a unidade passou de 524 para 673 metros quadrados. Foram investidos cerca de R$ 2,7 milhões nas obras e na compra de equipamentos e mobiliário. O CS ganhou quatro banheiros adaptados, espaço para práticas integrativas e área para coleta ambulatorial com sala de espera, consultórios de ginecologia com banheiros individuais e fraldário. O número de consultórios médicos aumentou de sete para nove. A unidade recebeu ainda pintura nova e as redes elétrica e hidráulica passaram por manutenção. O CS também passou a contar com acessibilidade e será totalmente informatizado.

Inaugurado em agosto de 1998, o Centro de Saúde Ipaussurana realiza, em média, 500 procedimentos por dia e conta com 43 funcionários. O local também funciona como unidade-escola, com estágio de estudantes dos cursos de medicina, psicologia, terapia ocupacional, odontologia, fisioterapia e nutrição da PUC-Campinas

 

 

A unidade conta também com salas de urgência, de vacinação, de curativos e procedimentos de enfermagem, recepção, banheiros para pacientes e consultório odontológico com duas cadeiras para atendimento. A estrutura inclui salas para atendimento do núcleo de apoio à saúde da família, para agentes comunitários de saúde, para especialidade e para a coordenação, além de cozinha, vestiário para funcionários, depósito para material de limpeza, lixeiras divididas por tipos de resíduos e horta da Farmácia Viva. O Centro de Saúde funciona de segunda a sexta-feira, das7h às 19h. 

 

 

Origem do nome 

 

Angela de Campos Trentin formou-se em nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em saúde pública pela Unicamp, foi diretora da faculdade de nutrição da PUC-Campinas. A homenageada tinha experiência docente e administrativa na área de saúde coletiva e gestão, com ênfase em saúde pública. No Centro de Saúde Ipaussurama, era docente nos estágios de nutrição dos alunos da PUC. Faleceu em 2013, aos 65 anos. 

 

 

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock