Emdec ativa sala de atendimento externo agendado na segunda-feira
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) dá mais um passo na direção da modernização e simplificação de seus processos. A partir da próxima segunda-feira, 10 de fevereiro, será ativada uma sala de atendimento externo agendado. Trata-se de um espaço segregado, voltado a representantes de cooperativas, despachantes, sindicatos, construtoras e demais parceiros.
O novo espaço foi apresentado pelo secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, durante evento de inauguração realizado nesta quinta-feira, 6 de fevereiro. O lançamento reuniu permissionários dos setores de transporte público coletivo e individual (táxi), além de técnicos da Divisão de Educação e Relacionamento Externo (DIE) e demais colaboradores da Emdec.
“Foram inúmeras as inovações recentes visando modernizar o setor de atendimento da Emdec. A ativação desse novo espaço é mais uma iniciativa nesta direção, que vai proporcionar um atendimento personalizado aos nossos parceiros. A população em geral será a principal favorecida, pois a iniciativa desafoga o setor convencional, agilizando o atendimento do cidadão”, explicou o secretário de Transportes.
A sala de atendimento externo agendado conta com três mesas, que poderão ser utilizadas simultaneamente. São dois computadores disponíveis, além de um telefone. O espaço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos. A utilização ocorre por meio de agendamento prévio.
“O espaço exclusivo possibilita um atendimento mais reservado e individualizado, que resulta na melhoria do relacionamento com os nossos parceiros”, completou Barreiro.
O atendimento prestado no novo espaço será focado na prestação de informações e esclarecimentos de dúvidas. A tramitação e o protocolo de documentos continuam sendo realizados no setor de atendimento convencional. A recepção de documentos diretamente no novo espaço será feita em casos específicos, que envolvem grandes volumes, como é o caso de solicitações de cooperativas e despachantes.
Anualmente, o setor de atendimento da Emdec recebe cerca de 19 mil protocolos gerais. Desse total, mais de 6,8 mil são relativos aos modais de transporte. Esse montante agora passa a receber atenção individualizada no novo espaço, resultando em mais agilidade no atendimento convencional ao cidadão.
Confira o número de solicitações anuais relativas aos modais de transporte, que passam a receber atendimento individualizado:
2.720: transporte individual (táxi)
2.414: transporte por fretamento
1.382: transporte escolar
302: Serviço de Transporte Alternativo Municipal (STAM)
Procedimento
Para utilizar o espaço, os usuários externos deverão solicitar o agendamento pelo e-mail [email protected]. Já os colaboradores da Emdec deverão abrir um chamado, no endereço suporte.emdec.com.br.
É preciso acessar o menu “Ferramentas” e selecionar as opções “Reservas” e “Sala de Atendimento ao Público”. O próximo passo é indicar a data, o horário desejado, o assunto e o representante do público externo a ser recebido. O solicitante deverá comparecer à portaria e acompanhar o terceiro até a sala.
Melhorias
Ao longo dos últimos seis anos, foram inúmeras as inovações e melhorias implementadas pela Emdec visando agilizar e modernizar o atendimento ao cidadão. Confira as principais:
– Consulta on-line de infrações de trânsito, com acesso às imagens registradas
– Parcelamento de multas
– Emissão de boleto online para pagamento de preços públicos
– Pai-Serviço: agendamento e confirmação por telefone
– Credencial on-line para vagas exclusivas (idosos, pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção)
– Adesão ao SEI (Sistema Eletrônico de Informação)
– Descentralização dos postos de atendimento (Agiliza Barão Geraldo; Agiliza Nova Aparecida; Subprefeituras do Campo Grande e Ouro Verde; e Poupatempo Campinas Shopping)
– Aviso eletrônico sobre as datas de renovação do cadastro do transportador ou condutor auxiliar, validade da inspeção veicular e vida útil dos veículos
– Ferramenta web para o cadastramento dos prestadores do serviço de Transporte Executivo de Passageiros (TEP)
– Reconfiguração do espaço de atendimento
– Computadores de autoatendimento
– Ampliação do horário de atendimento
– Horário diferenciado para transporte de interesse público e órgãos públicos
– Mesa exclusiva para indicação de condutor.