Blog
Região de Campinas tem previsão de 100 milímetros de chuva nos próximos dias

A Defesa Civil de Campinas divulgou mais um alerta de fortes chuvas para a região de Campinas entre quinta-feira, 3 de abril, e sábado, 5 de abril. A informação vem da Defesa Civil estadual e alerta para a aproximação e atuação de uma frente fria que poderá trazer chuva acumulada em torno dos 100 milímetros. Há possibilidade de temporal, por isso, a população deve ficar atenta aos alertas da Defesa Civil e se prevenir.
“As informações disponibilizadas por Campinas vêm dos alertas da Defesa Civil do Estado e do Instituto Nacional de Meteorologia, que monitoram 24 horas por dia as condições meteorológicas. Os avisos de risco podem ser atualizados diariamente dependendo das mudanças do tempo e, principalmente, no período chuvoso, que é o que estamos passando agora”, disse o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
É importante que a população respeite os avisos dos painéis digitais, instalados em vias de Campinas, para emitir alertas de risco de alagamento quando está chovendo. Nos temporais, a chuva forte e de curta duração pode trazer riscos, principalmente na área urbana, formando áreas alagadas e enxurradas. Nos pontos críticos para alagamentos na cidade, também há placas com avisos e é importante evitar essas áreas em caso de chuva forte.
Alertas
O Estado de São Paulo conta com a ferramenta Cell Broadcast, da Defesa Civil estadual, para emissão de alertas sonoros de emergência, em tempo real, em caso de eventos severos ou extremos, para todos os celulares do Estado de São Paulo conectados a uma antena de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. Não há necessidade de cadastro prévio: uma mensagem pop-up aparece na tela do celular. Após dez segundos, pode-se usar novamente o aparelho.
Os moradores também podem se cadastrar para receber alertas por SMS. É preciso enviar uma mensagem com o CEP do local onde mora, ou outro local de interesse, para o número 40199. O serviço é gratuito.
Serviço
Ligue 199, Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118, Emdec, para emergências de trânsito;
Ligue 193, Bombeiros, para situação de emergência.
Blog
Pagamento das multas em aberto pode ser parcelado para evitar protesto em cartório

Quem possui débitos com multas de trânsito conta com a facilidade de realizar o pagamento de forma parcelada, em até 18 vezes, por meio do cartão de crédito e débito. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) possui convênio com quatro empresas credenciadas, com condições de pagamento distintas.
É possível parcelar, pelo site e aplicativo da Emdec, todos os débitos que constam no Renavam do veículo: multas, IPVA, licenciamento e DPVAT. As condições e operadoras credenciadas podem ser conferidas no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/parcelamentomultas. A segunda via do boleto de pagamento pode ser emitida no site da Emdec, na seção “Consulta de Multas” (www.emdec.com.br/consultamultas), ou pelo aplicativo, no ícone “Multas de trânsito”.
A opção pelo parcelamento evita o protesto em cartório dos débitos com multas. Em janeiro de 2024, a Emdec deu início ao protesto de multas em aberto, a partir de um convênio firmado com os cartórios de protestos locais.
Entre as 416.002 multas efetivamente protestadas em cartório até meados de abril de 2025, 46.355 foram pagas, resultando na recuperação de R$ 11,83 milhões aos cofres públicos. A taxa de retorno é de cerca de 11,06%. A arrecadação com multas de trânsito se reverte em ações de fiscalização, sinalização, planejamento da mobilidade urbana e educação de trânsito.
“Adotamos esse procedimento a partir de uma recomendação do Tribunal de Contas. Na prática, o que estamos fazendo é a gestão responsável e eficiente dos recursos públicos. Com o valor que recuperamos, conseguimos investir, por exemplo, no reforço da sinalização de bairros, instalação de novos semáforos, implantação de ciclovias”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Como funciona a cobrança
O motorista infrator inadimplente recebe, por correspondência emitida pelo Tabelião de Letras e Títulos, um boleto de pagamento, com o valor do débito principal protestado (multa) e das taxas próprias do cartório (emolumentos e despesas da intimação). Para evitar o protesto da dívida, o boleto deve ser pago até a data do vencimento.
Se optar pelo parcelamento, o pagamento pode ser feito online, a partir do código de barras. Também é possível à operação de três das quatro empresas credenciadas, no prédio onde funciona o atendimento agendado e o Pátio Municipal, na rua Antônio Manoel, 50, na Vila Industrial.
Após o vencimento do boleto e protesto da dívida, é possível parcelar o valor principal do débito (valor da multa) em até 18 vezes, a depender da empresa credenciada. Já as taxas devem ser pagas diretamente ao cartório, após três dias úteis do parcelamento, e há acréscimo no valor original para cancelamento do protesto.
Persistindo a dívida, o débito poderá ser objeto de cobrança judicial, com aplicação de juros e correção monetária, além da incidência de honorários advocatícios.
Além de estar alinhada à recomendação do Tribunal de Contas, a medida atende a inquérito instaurado pelo Ministério Público, que determina que sejam adotadas ações efetivas de recebimento de dívidas antigas, sob pena de responsabilização dos administradores por renúncia de receita.
Blog
Bosque Interativo do Bosque dos Jequitibás traz novidades neste sábado (29/03)

Sábado, 29 de março, é dia de ver animais silvestres de perto, no Bosque Interativo, na Praça do Chafariz, no Bosque dos Jequitibás, das 9h às 15h. O Bosque dos Jequitibás fica na rua Coronel Quirino, 2, Bosque. É gratuito, basta chegar e participar. Não precisa fazer inscrição.
O evento acontece sempre no último sábado do mês. É uma atividade ambiental que agrada a visitantes de todas as idades porque oferece a oportunidade de interação com alguns animais silvestres do parque, como serpente, aves, cateto, entre outros, e de conhecer peças taxidermizadas, com supervisão e orientação de profissionais das áreas de veterinária e biologia.
Novidade desta edição
Uma novidade desta edição, conta a chefe de setor do Bosque, Débora Abrão, é a participação da Polícia Ambiental, que costuma fazer parceria com o Bosque e levar alguns animais resgatados em tráfico, acidentes ou maus-tratos, para tratamento com a equipe veterinária. O público poderá conhecer alguns dos animais resgatados que estão atualmente no parque. Quando o animal tem condições, volta à natureza. Se não puder, é abrigado no Bosque ou em algum outro local.
No Bosque Interativo, os visitantes aprendem sobre o meio ambiente, os cuidados a serem tomados no contato com os animais, os tratamentos, a conscientização e a preservação da fauna, além de muitas outras curiosidades.
Organização
O evento é organizado pelas equipes do Bosque dos Jequitibás, da Secretaria de Serviços Públicos; com participação do complexo de museus, que inclui o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e a Casa dos Animais Interessantes, da Secretaria de Cultura e Turismo; da Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, do Instituto de Zootecnia/ Laboratório de Aves e Ovos; Laboratório de Ecologia e Sistemática de Borboletas; Laboratório de Ecologia e Comportamento de Mamíferos e Laboratório de Paleohidrogeologia, da Unicamp e da Polícia Ambiental.
O Bosque dos Jequitibás fica na Rua Coronel Quirino, 2, Bosque. É aberto ao público de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. A entrada é gratuita.
Blog
Observatório Municipal de Campinas chama a atenção para eclipse nesta madrugada

Na madrugada de sexta-feira (14), os moradores de Campinas e região terão a oportunidade de presenciar um dos fenômenos mais impressionantes do céu: um eclipse lunar total. O evento ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite natural e fazendo com que ele adquira uma tonalidade avermelhada, um fenômeno conhecido como “Lua de Sangue”.
Diferentemente do eclipse solar, não é necessário nenhum equipamento especial para acompanhar o eclipse lunar. A boa notícia é que ele será visível a olho nu em todo o Brasil, desde que as condições meteorológicas estejam favoráveis e o céu não esteja encoberto por nuvens.
Como e quando observar?
O eclipse terá início à 1h03 da madrugada de sexta-feira (14), quando a Lua começará a entrar na penumbra da Terra. O momento mais esperado, o eclipse total, ocorrerá às 4h, quando o satélite estará completamente coberto e exibirá seu tom avermelhado característico. A Lua começará a sair da sombra às 4h34, voltando gradualmente à sua cor natural até o fim do fenômeno, previsto para 5h45. O Sol nascerá às 6h15.
O evento não exige equipamentos especiais, como telescópios ou óculos de proteção. Basta olhar para o céu em um local aberto e com pouca poluição luminosa. Um quintal, uma varanda ou até uma praça podem ser ótimos pontos de observação.
O geógrafo e técnico em astronomia Felippe Whonrath explica que a observação é um processo simples para quem quiser apreciar a lua. “Basta estar, por exemplo, em algum ponto que não tenha poluição luminosa. Se puder, estar em lugar alto também ajuda, mas não é fundamental porque a visibilidade será boa de qualquer ponto. O tempo, porém, pode atrapalhar a visibilidade caso tenha chuva, por exemplo”, alerta o profissional do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini.
- Empregos2 months ago
Inscrições abertas para concurso público da Prefeitura de Campinas com salário de R$ 10.319,01
- Empregos2 months ago
PwC abre vagas de Trainee para Campinas
- Eventos1 month ago
3ª Festa das Nações Joaquim Egídio de Campinas acontece no mês de maio
- Eventos2 months ago
Campinas recebe concerto gratuito em celebração aos 200 anos de amizade entre Brasil e França
- Empregos2 months ago
Mercado Livre abre seleção para 650 vagas em Sumaré
- Empregos1 month ago
Oportunidade de trabalho: CPAT Campinas tem vagas de emprego disponíveis para o período da Páscoa
- Empregos2 months ago
FUNCAMP abre processo seletivo para cargos administrativos
- Empregos1 month ago
CPAT Campinas inicia semana com 486 vagas de emprego