Chefs

O tradicional festival gastronômico Chefs Campinas chega à sua 12ª edição com o tema: “Campinas, cidade cosmopolita, uma cidade aberta para o mundo, que integra diferentes culturas, povos e modos de vida”. O evento, um dos mais esperados da Região Metropolitana de Campinas (RMC), será no próximo domingo, 13 de julho, véspera do aniversário de 251 anos de Campinas.
 

Com entrada gratuita, o evento acontecerá na Praça Carlos Gomes, no Centro de Campinas, e reunirá 21 restaurantes e 10 cervejarias artesanais do Polo Cervejeiro da RMC. O público poderá saborear pratos e bebidas de alta qualidade com valores acessíveis – os menus terão preços de até R$ 60. A programação gastronômica vai das 10h às 17h.
 

Realizado pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB) e co-realizado pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Chefs Campinas integra o calendário oficial de comemorações do aniversário da cidade. Além da gastronomia, o festival contará com uma ampla programação cultural e musical gratuita, movimentando a região central da metrópole.
 

Polo Cervejeiro


O Polo Cervejeiro RMC participa do evento com 10 das suas 31 cervejarias associadas: Tábuas, Gravetos, Landel, Cervejaria Campinas, Pangea, Seo Carneiro, Daoravida, Kalango, St. Kitts e GBK Barossa. Além de valorizar a produção local de cervejas artesanais, o Polo também reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, adotando práticas como o uso de copos reutilizáveis e estratégias de redução de resíduos.


O evento também busca destacar os benefícios da sustentabilidade, que vão desde a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, economia de energia, proteção das espécies, tanto animal como vegetal em extinção, como a valorização da produção local, reciclagem, dentre outros. 


Neste ano, em parceria com a ESG Pulse, o evento fará a neutralização e compensação da pegada de carbono do Chefs Campinas considerando a quantidade de gases de efeito estufa emitida pelo evento. O Visite Campinas considera fundamental adotar estratégias que possam reduzir ou compensar com outras iniciativas a pegada de carbono. 


Além de fomentar os restaurantes, estimular a cultura gastronômica e cervejeira local e estimular o turismo e a economia regional, o Chefs Campinas também tem um olhar social. Neste ano, o evento abrirá espaço para a entidade Casa de Apoio Espiritual – Hospital de Luz expor seu trabalho e produtos.
 

Luis Felipe Almeida, presidente do CRC&VB, explica que o objetivo da entidade é o de promover a cidade como atrativo turístico e gastronômico, o centro e suas praças. “A ocupação das praças pela população em eventos como o Chefs Campinas estimula a economia, o setor gastronômico e estimula o convívio social entre famílias e amigos”, afirmou. 
 

Ele ainda destacou o papel das ações sustentáveis dentro do evento. “Estamos especialmente atentos à redução e compensação da pegada de carbono, em sintonia com os princípios de ESG adotados pela entidade”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here