Geral

Obras de Thomaz Perina podem ser vistas no Macc até 30 de dezembro

 

A exposição “A Vanguarda por Thomaz Perina”, em cartaz no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc), poderá ser conferida até 30 de dezembro. O prazo, que deveria ser encerrado no último dia 19, foi prorrogado em razão do sucesso da mostra, que contempla a genialidade do artista com rostos e cenas do cotidiano.

 

Nesta coleção, o visitante é convidado a mergulhar pelo universo do artista e apreciar seu processo criativo nas três salas do Macc, ocupadas com 80 obras de diferentes temas e décadas.

 

Com requintes futuristas, Perina concebeu trabalhos de rara beleza, datadas de 1940 a 2008. Na perfeição dos traços e no domínio da técnica, criou uma linguagem própria.

 

Campineiro de nascimento, o artista é considerado um dos mais importantes nomes da história das artes visuais do país não somente pelas premiações que recebeu, mas também por sua singular contribuição a toda uma geração de artistas.

 

Desde criança demonstrou aptidão para o desenho e muito jovem começou a pintar. Seus desenhos feitos em frente à casa onde morava no bairro da Vila Industrial, de fragmentos de carvão, eram elogiados pelos trabalhadores da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, que chegavam a mudar de trajeto na volta do trabalho para passar em frente à casa para ver os desenhos do dia.

 

Seus primeiros motivos foram cenas do cotidiano e as paisagens de Campinas. Na década de 1940 os trabalhos receberam as principais premiações nos Salões Paulistas de arte acadêmica.

 

Artista consagrado e premiado, seguiu explorando novas linguagens e aproximou-se das vanguardas concretistas, sempre com temas aparentemente simples. Retalhos de madeira, papéis de embalagens, pedaços de esculturas danificadas. Tudo podia lhe evocar uma sensação especial e continha potencial de ser lido, interpretado e exposto como obra de arte. Essa obstinação pela busca e transmissão do essencial norteou não só suas obras, como sua vida.

 

Serviço

 

Exposição “A Vanguarda por Thomaz Perina”

 

Até 30 de dezembro/2017.

 

Horário de visitação: terça, quarta, sexta e sábado, 10h às 18h; quinta, 10h às 21h; domingos e feriados, 9h às 12h.

 

Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc) – Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas – SP. Telefone: (19) 3236.4716.

 

Entrada gratuita.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock