Geral

Exposição “História pelas Capas” é inaugurada no Instituto CPFL

A mostra “História pelas Capas – Correio Popular 90 anos” com fotos das manchetes que marcaram a história de Campinas foi aberta ao público nesta sexta-feira, dia 10, no Instituto CPFL. A exposição segue até o dia 9 de dezembro na galeria de arte do Instituto. A abertura oficial e lançamento de livro comemorativo homônimo foi realizada na noite de quinta-feira, dia 9, com a presença do prefeito de Campinas em exercício, Henrique Magalhães Teixeira.

 

 

 

 

A exposição conta com seis fotos históricas de trabalhadores, no cotidiano do jornal, mostrando, um pouco, como eram produzidas, editadas e impressas as informações que chegavam aos leitores. Há ainda uma “linha do tempo” representando as nove décadas do jornal e que resgata acontecimentos, curiosidades e lugares de destaque, principalmente os relacionados à cidade de campinas. O principal núcleo da exposição é formado por 42 capas do jornal que também trazem momentos históricos relevantes na história do país, do mundo e do município.

 

 

 

 

O livro, por sua vez, traz imagens das primeiras páginas do jornal Correio Popular. O material foi selecionado por historiadores e jornalistas em pesquisa histórica dos livros que reúnem todas as edições do jornal. Após triagem foram selecionadas as capas relativas aos fatos mais importantes do período. 

 

 

 

 

A inauguração da mostra e lançamento do livro comemorativo reuniu, além do prefeito em exercício, o diretor-presidente do Grupo RAC, Sylvino de Godoy Neto, o diretor-superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli, jornalistas, historiadores, críticos de arte e patrocinadores. O projeto tem o apoio do Ministério da Cultura e da CPFL Energia e foi executado pelo jornalista Ricardo Fernandes, pelo repórter fotográfico Guilherme Gongra, pelo escritor Jorge Alves de Lima e pelo arquivista Antônio João Boscolo.

 

 

 

História

 

O Correio Popular foi fundado em 4 de setembro de 1927 por Álvaro ribeiro, seu irmão Antonio Joaquim Ribeiro Júnior e o sobrinho Ademar Fonseca Ribeiro. Em 1938, o jornal foi comprado pelo empresário Sylvino de Godoy, que ficaria à frente da empresa por 32 anos vindo a falecer em 1970. Atualmente o jornal está sob a direção de Sylvino de Godoy Neto, e faz parte do grupo RAC que publica também outros jornais e revistas.

 

 

 

 

Serviço 

Exposição “História pelas Capas – Correio Popular 90 anos” 

 

Data: 10 de novembro a 9 de dezembro de 2017

 

Horário: de segunda a sábado das 9h às 18h – e até às 19h em dias de evento 

 

Local: Instituto CPFL 

 

Endereço: Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas  

 

A exposição é gratuita, e as escolas e entidades interessadas podem agendar visitas pelo e-mail [email protected] ou telefone (19) 3736-3134. 

 

 

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock