Dom João Inácio Müller assume como grão-chanceler da PUC-Campinas
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou nesta terça-feira, 20 de agosto, da recepção e homenagem ao novo grão-chanceler da PUC-Campinas, Dom João Inácio Müller, que também é arcebispo metropolitano de Campinas. O evento foi aberto ao público interno e autoridades.
“Campinas cresceu vertiginosamente em algumas décadas e se destaca por ser um centro de conhecimento. O senhor,Dom José Inácio, trará muita coisa boa para a nossa cidade. Mais compreensão e humanismo ante os desafios de uma grande cidade. Estamos à disposição para trabalharmos juntos”, disse o prefeito Jonas Donizette
Conforme o estatuto da PUC-Campinas, a função de grão-chanceler é exercida automaticamente pelo arcebispo de Campinas. Dom Müller foi recebido pelo reitor da PUC-Campinas, professor Germano Rigacci Júnior.
O reitor da PUC-Campinas, Rigacci Júnior, afirmou que a universidade tem a missão de produzir conhecimento e contribuir para a formação integral do ser humano. “Com muita alegria no coração recebemos o arcebispo Dom João. Que nos ajude na nossa missão de encontrar novos caminhos e promover uma formação de excelência da pessoa humana”
“Quero participar dos sonhos, dos projetos da PUC-Campinas. Não me furtarei. Com vocês, sou responsável pela PUC. Terei minha missão aqui. Tenho certeza que muito mais aprenderei que ensinarei. Importante é que nossas vidas se cruzem e se enriqueçam. Contem comigo e contarei com vocês.”, disse o arcebispo Dom João Inácio Müller.
Sobre o Grão-Chanceler
Formado em Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição, na cidade de Viamão (RS), e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no Studium Theologicum, em Jerusalém, Dom João Inácio Müller foi nomeado pelo Papa Francisco, no dia 15 de maio deste ano, como 8º bispo e 6º arcebispo da Arquidiocese de Campinas. Tomou posse no dia 14 de julho, em celebração realizada em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição.
O arcebispo Dom João Inácio Müller nasceu em 15 de julho de 1960, em Santa Clara do Sul, no Rio Grande do Sul. Entrou para a carreira religiosa na ordem dos frades menores em abril de 1985 e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1988. Obteve licenciatura em Teologia Espiritual no Antonianum, em Roma. Em setembro de 2013 foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da Diocese de Lorena (SP).