Picos de energia danificam banco de dados do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, que fica fora do ar; restauração está em progresso
Uma série de picos de energia na rede da CPFL, ocorridos no domingo (22) na região do bairro Ponte Preta, causou danos em um dos discos de banco de dados da Câmara Municipal, que abrigava dados do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Como consequência, o sistema – que permite acesso a projetos, pesquisa de legislação e acompanhamento em tempo real das votações das sessões, entre outros – está fora do ar.
O Departamento de Tecnologia da informação e Telecomunicação do Legislativo está trabalhando a todo vapor para reestabelecer o sistema – o todos os dados estavam armazenados em backup e serão 100% restaurados, porém não há prazo definido para que ele volte ao ar. Vale lembrar que todos os projetos têm cópias físicas e digitalizadas na Casa, portanto – caso necessário – é possível verificar estes documentos originais.
Assim que o SAPL estiver reestabelecido, o departamento de TI irá proceder uma verificação para descobrir como as alternâncias causaram o problema, uma vez que ele deveria ter sido impedido pelos aparelhos de nobreak da Casa.
Instabilidade no sistema Interlegis
Também na noite de domingo, em virtude de problemas com os servidores de DNS administrados pelo setor de tecnologia Interlegis, do Senado Federal, todos os sites que levam o nome/domínio “sp.leg.br” saíram fora do ar e permanecem apresentando instabilidade. Desta forma, tanto o site como os e-mails da Câmara Municipal de Campinas (assim como os de outros Legislativos do Estado, como os de Araras, Jundiaí, Assis, Bauru, Pindamonhangaba e Louveira, por exemplo) apresentaram problemas de acesso até a resolução total do problema , o que ocorreu no final da manhã/início da tarde.