Sumaré recebe Cine e Cultura
Escolas receberão cinema inflável com 15 metros de comprimento e 4 metros de altura, com tela de cinema, projetor, áudio e almofadas para acomodação dos alunos
Com o objetivo de conscientizar crianças para as questões relacionadas à preservação do meio ambiente, consumo consciente, reciclagem, trânsito consciente e alimentação saudável, por meio de atividades culturais, o projeto itinerante Cine e Cultura desembarca na cidade de Sumaré – SP, nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2019.
Com patrocínio da KWANGJIN, através da Lei de Incentivo a Cultura, realização do Instituto Eco Ambiental e Social, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania o projeto levará cultura e sustentabilidade para mais de dois mil alunos de escolas públicas da cidade de Sumaré.
Em cada escola será montada uma estrutura de cinema inflável com 15 metros de comprimento e 4 metros de altura, com tela de cinema, projetor, áudio e almofadas para acomodação dos alunos.
Além das sessões de cinema, o projeto inclui workshops e apresentações teatrais com abordagens lúdicas sobre os temas abordados. A realização do Cine e Cultura tem assinatura do Instituto Eco Ambiental e Social, especializado na realização de projetos culturais, com mecanismo de incentivo fiscal da Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio da Prefeitura de Sumaré, da Sociedade Beneficente São Judas Tadeu, do Instituto Saber Social e da Perfectto Projetos.
Nos dias 3, 4 e 5 de abril, 30 alunos do Instituto Saber Social, participaram de uma oficina de cinema para o aprendizado em noções básicas e técnicas de filmagem e receberam certificado. O resultado da oficina foi a produção de três curtas-metragens como trabalho de conclusão.
“Nosso objetivo com o Cine e Cultura é levar para as crianças informações sobre os temas propostos e exercer a inclusão social, por meio de atividades culturais. Com o assunto sendo tratado de forma lúdica e interativa, fica muito mais fácil o entendimento da mensagem. Neste formato, nós acreditamos no fomento sobre a importância do uso consciente de recursos no dia a dia, entre outros alertas. As crianças acabam se tornando multiplicadores e essa é a meta!”, destaca Patricia Henrique, porta-voz do Instituto Eco Ambiental e Social.
Calendário e Atividades
O Cine e Cultura tem programação elaborada de forma a atrair a atenção dos participantes que, por meio das oficinas Introdução Básica de Cinema (com noções de produção, filmagem e roteiro) possam produzir e apresentar, ao final das atividades, um curta-metragem sobre as temáticas apresentadas.
Com uma média de 1h de duração, a programação é composta de apresentação de uma peça de teatro, seguida de projeção de curtas metragens com as temáticas ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade e, ao término de cada sessão, haverá a realização de workshops sobre os temas apresentados, entre eles, desperdício de água, uso de energia, reciclagem, alimentação saudável, trânsito consciente, entre outros. As crianças ainda recebem pipoca, livreto com informações seguindo a mesma temática das apresentações e filipeta como marcador de página.
Sobre o Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS)
O Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS) é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, que tem como foco a preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável. Saiba mais sobre o Instituto acessando o site www.institutoeco.com.br.
Sobre a KWANGJIN
A Kwangjin Indústria de Auto Peças é uma empresa de origem sul-coreana de reguladores de vidros elétricos que iniciou suas atividades produtivas no Brasil em janeiro de 2017 e conta com mais de 16 outras unidades espalhadas pelo mundo.
Serviço:
Sessões de Cinema
Quando: 20 de maio, sessões: 8h30, 10h, 13h30 e 14h40
Onde: Escola Wadih Jorge Maluf
(Rua Seis, nº 238 – Jardim Santa Clara – Nova Veneza)
Quando: 21 de maio, sessões: 8h30, 10h, 13h30 e 14h40
Onde: Escola Profº Luis Henrique Marchi
(Rua Guido Segalho, nº 250 – Jardim São Judas Tadeu)
Quando: 22 de maio, sessões: 8h30, 10h, 13h30 e 14h40
Onde: EMEF Profª Nilza Thomazini
(Avenida Leonardo Antônio Schiavinatto, nº 116 – Parque Residencial Regina – Nova Sumaré)
Mais informações: www.cineecultura.com.br
Crédito das fotos: Paulo Reis
Atenciosamente,