Delegação chinesa visita Campinas e propõe mais uma cidade-irmã
O prefeito em exercício, Henrique Magalhães Teixeira, recebeu na tarde desta quarta-feira, 15 de maio, uma delegação da China, cujos membros representam quatro associações de intercâmbio e cooperação nos campos econômico, acadêmico e cultural entre Campinas e o país asiático. Os chineses convidaram o prefeito em exercício para, quando for à China, visitar as províncias de Jiangmen e Taishan.
O grupo de 15 chineses propôs ao prefeito em exercício a irmandade entre Campinas e a província de Taishan. O visita estreitou ainda mais as relações dos chineses com o município e reforçou o interesse de concretizar novas parcerias em várias frentes de atuação.
Temos uma relação muito forte com as cidades-irmãs com enfoque no desenvolvimento econômico, mas é importante também uma aproximação cultural, esportiva e na área da educação. Fico muito feliz com esse envolvimento das associações, que são matérias-primas para esse desenvolvimento”, disse o prefeito em exercício.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André Von Zuben, reforçou a importância da relação forte e concreta entre Campinas e a China. Ele citou a visita oficial que o prefeito Jonas Donizette está fazendo à China nestes dias, ao mesmo tempo em que, de forma recíproca, Campinas recebe a delegação de chineses. “A visita do prefeito mostra a importância que a nossa cidade dá à China. A visita da delegação demonstra também a real aproximação dos líderes da cidade com as associações chinesas”, testemunhou.
As entidades representadas pela delegação chinesa são: Associação Geral Brasil-China do Comércio, Indústria e Cultura; Associação Geral dos Cantoneses do Brasil; Associação Aliança Brasil-China de Campinas e RMC e a Associação de Culturismo do Dragão e do Leão da China no Brasil.
Bolsas de estudos
Henrique Magalhães Teixeira também esteve na China, em missões de delegações entre Campinas e aquele país. O prefeito em exercício lembrou parcerias importantes já firmadas, como a da Universidade de Minjiang, que oferece bolsas de estudos para campineiros.
A parceria é fruto da relação de cidades-irmãs entre Campinas e Fuzhou, onde está localizada a universidade. Estão sendo disponibilizadas gratuitamente bolsas de estudo integral de iMBA (International Master of Business Administration) para o segundo semestre deste ano.
O convite da Universidade foi feito oficialmente a Henrique Magalhães Teixeira, que viajou, em missão oficial, por cerca de um mês pelo território chinês no final do ano passado. Na ocasião, ele visitou o município de Fuzhou, cidade-irmã de Campinas desde 1996, e conheceu as instalações da universidade.