Mutirão gratuito avalia risco cardiovascular no Centro de Campinas
Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, o Hospital Vera Cruz, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), realiza gratuitamente um mutirão de exames seguido de avaliação médica para a população. A ação “Meu coração bate feliz, e o seu?” ocorre nesta sexta-feira, das 8h às 16h30, na praça em frente à Catedral Metropolitana de Campinas.
Nas tendas, a população passará por uma triagem para identificar algumas características e antecedentes, como se é fumante, obeso e histórico familiar de doenças cardiovasculares. Na sequência, o público será atendido por profissionais de enfermagem para a realização de exames de colesterol e glicemia, além da aferição de peso, altura, circunferência abdominal e pressão.
Com base na triagem, exames e aferições a população receberá na hora um relatório impresso com o seu risco cardiovascular. Com o relatório em mãos, o público será atendido por médicos que darão orientações para a saúde cardiovascular do paciente. “É uma ação de prevenção e de orientações que podem evitar doenças do coração. As informações poderão ser usadas para que o paciente inicie um tratamento caso seja necessário”, explica o coordenador médico da hemodinâmica do Hospital Vera Cruz, Sílvio Gioppato.
O médico ressalta que além de passar por exames, o público receberá uma série de informações relativas à saúde do coração e aprenderá a identificar as diferenças entre o infarto e o ataque do coração.
Suporte básico à vida
Além do atendimento aberto à população consta da programação um treinamento também gratuito de suporte básico à vida. O treinamento é destinado a colaboradores de empresas, principalmente da região central. Eles serão qualificados para agir em situações críticas, como infarto, engasgamento e convulsões, até que o socorro chegue.
O treinamento dura 1h30. As inscrições devem ser feitas pelos telefones (19) 3734-3122 e (19) 3734-3196 ou pelo email [email protected].
Estudos da Sociedade Brasileira de Cardiologia, apontam que ao ocorrer um infarto, para cada um minuto sem medidas básicas de suporte à vida perde-se 10% de chance de salvar o paciente. Depois de 10 minutos, pode haver sequelas irreversíveis. No Brasil, a falta de conhecimento da população em geral faz com que a chance de um paciente sobreviver a um infarto em área pública seja de 6,5%. Nos Estados Unidos, há regiões nas quais esse índice chega a 70% graças ao treinamento do maior número de pessoas.
Ação tem ainda o apoio da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e Secretaria de Esportes da Prefeitura de Campinas.
SERVIÇO
Dia Mundial do Coração
29 de setembro, sexta-feira
8 às 16h30
Praça José Bonifácio (em frente à Catedral Metropolitana de Campinas)
Informações: (19) 3734-3122 e (19) 3734-3196