PAI-Serviço recebe dez novas vans adaptadas para dois cadeirantes
Na manhã desta quinta-feira, dia 28 de março, o atendimento municipal de transporte do Programa de Acessibilidade Inclusiva de Campinas, conhecido como PAI-Serviço, recebeu dez novas vans adaptadas para dois cadeirantes com acompanhantes. Os veículos substituirão vans antigas. O prefeito Jonas Donizette participou da apresentação das novas viaturas no arruamento do Paço Municipal, ao lado de secretários municipais, vereadores, representantes da sociedade civil, empresários do transporte, motoristas das vans e técnicos da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que trabalham com o PAI-Serviço.
“É uma ação importante, porque a pessoa com deficiência não quer o nosso dó. Ela quer ter a oportunidade de levar uma vida dentro da normalidade, mesmo com as limitações que a deficiência pode causar”, destacou o prefeito Jonas durante a cerimônia.
No total, o PAI-Serviço possui 47 vans adaptadas e dois ônibus acessíveis. São 15 vans para dois cadeirantes (totalizando 30 espaços); 32 vans para três cadeirantes (totalizando 96 espaços); e cada ônibus adaptado recebe oito cadeirantes (totalizando 16 espaços). A oferta total da frota do PAI-Serviço é de 142 espaços, todos com acompanhante, sendo que 126 estão disponíveis nas vans.
O governo Jonas Donizette, em duas ações (dezembro de 2013 e março de 2014), ampliou o número de vans do PAI-Serviço, dobrando de 25 para cerca de 50 vans. Além disso, as novas vans que entraram em circulação possuem maior capacidade de transporte. Atualmente o PAI-Serviço tem 1.002 usuários ativos cadastrados. São feitas em torno de 450 viagens por dia, com um índice de 90% de atendimentos realizados.
“Ao longo dos últimos anos, nós realizamos uma profunda reestruturação no PAI-Serviço, com mais qualidade na programação das viagens, novos veículos, recadastramento dos usuários, priorização dos atendimentos e nova função para as pessoas que trabalham na área. Agora, estamos finalizando a ‘cereja do bolo’, que será o novo software de roteirização das viagens”, revelou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.
Dados gerais
O Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI) tem um atendimento especial, chamado de PAI-Serviço, que garante o transporte gratuito às pessoas com restrições severas de mobilidade, que fazem uso de andadores ou cadeiras de rodas. A situação pode ser permanente ou temporária.
Os deslocamentos podem ser realizados seguindo a seguinte prioridade: tratamento médico; sócioassistencial; educação; atividades diversas (igreja, esporte, lazer, visita a familiares, etc.); e trabalho. Todas as regiões do município são atendidas.
O PAI-Serviço não é um atendimento de emergência ou urgência. Está capacitado a transportar apenas pessoas cujo estado de saúde esteja compatível com as condições oferecidas, a critério do médico do usuário. As viagens são limitadas a duas por dia (ida e volta). Caso haja necessidade de cancelamento, o usuário deve informar até as 17h do dia anterior ao agendamento. Além disso, o usuário deverá estar pronto para o embarque no transporte, no mínimo, 90 minutos do horário de chegada ao local de destino.
Dos 1.002 usuários ativos cadastrados, 51% (505) são do sexo masculino; e 49% (497) do sexo feminino. Na faixa etária entre 61 até 80 anos são 320 usuários. Entre 81 até 100 anos, 111 usuários. E acima de 100 anos, há um usuário cadastrado.
Em 2018 foram realizadas em torno de 95 mil viagens. Nos moldes atuais, o PAI-Serviço começou em agosto de 2006. O serviço é subsidiado pela Administração Municipal, com custo mensal de R$ 1 milhão.
Atendimento
O atendimento do PAI-Serviço é realizado pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. Para solicitar a viagem, é necessário falar com um atendente, na opção 1. A segunda ligação, de confirmação, já possui atendimento automático. Se o agendamento estiver confirmado, o usuário ouve a mensagem “informamos que a sua viagem está confirmada”. Se não, “informamos que a sua viagem não foi confirmada pela nossa equipe”.
A Resolução nº 401/2017 estabelece todos os detalhes sobre a prestação do serviço. Para orientações sobre cadastro e informações gerais, acesse a seção PAI-Serviço no site da Emdec (www.emdec.com.br); ou ligue no “Fale Conosco Emdec 118”, de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.
Os agendamentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Os veículos circulam de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h; e aos sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h. Também podem operar em horários excepcionais, caso haja eventos especiais.
As vans e ônibus do PAI-Serviço podem circular pelos corredores e faixas exclusivas de ônibus. A medida entrou em vigor em 27 de março de 2018. A autorização de circulação abrange todos os dias da semana, em qualquer horário, independente de estarem realizando o transporte de passageiros. Mas não é permitido o embarque e desembarque de passageiros nas estações de transferência e nos pontos de ônibus.
A frota do sistema de transporte público coletivo de Campinas totaliza mais de 1,1 mil ônibus, sendo 996 acessíveis (87%).