Geral

Prefeitura e alpinista Rodrigo Raineri lançam Projeto Escalada

O projeto Escalada foi lançado nesta terça-feira, dia 19 de março, no arruamento do paço municipal pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Trata-se de uma realização das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer e de Educação, da Sanasa e da Raineri Consultoria & Projetos Especiais, do alpinista Rodrigo Raineri. Uma parede com obstáculos para a prática de escalada será levada para escolas, parques e praças da cidade.

 

 

 

“A ideia nasceu de uma conversa com o Rodrigo e ele falou sobre fazer o projeto nas escolas, levando a parede de escalada. Ele idealizou e colocou a mão na massa. Vamos percorrer todas as escolas para que as crianças pratiquem e nelas despertem o interesse na modalidade. E o esporte envolve muito mais que escalada, mas também união, disciplina e autoconhecimento”, disse o prefeito Jonas Donizette.

 

 

 

Uma carreta com uma parede de escalada percorrerá escolas, parques, bosques e outros locais públicos da cidade, divulgando e incentivando a escalada esportiva como prática para os jovens. As datas e a organização de escolas e parques para receberam a parede de escalada estão sendo definidas. 

 

 

 

“Esta iniciativa é importante para que Campinas saia na frente agora que a escalada será esporte olímpico. Por meio dessa parceria, vamos estimular o esporte, que será levado a vários lugares da cidade e terá orientação dos instrutores. Certamente muitos talentos serão descobertos”, disse o secretário municipal de Esportes e Lazer, Dario Saadi. 

 

 

 

 

O alpinista Rodrigo Raineiri lembrou de quando implementou a escalada em Campinas, em 1991, na Unicamp, e do sonho acalentado de levar o esporte a mais locais e mais pessoas. “O sonho de construir a carreta veio sendo alimentado há vários anos. Agora temos tecnologia. Essa parede tem o melhor que existe no mundo. A escalada foi reconhecida pelo Comitê Olímpico e em 2020, em Tóquio, estará na Olimpíada. Vamos rodar toda a rede pública de ensino e parques e praças como Lagoa do Taquaral e Arautos da Paz”, disse o alpinista Rodrigo Raineri. 

 

 

 

A parede de escalada é feita em resina, tem 6,5 metros de altura e possibilita a escalada de até duas pessoas ao mesmo tempo. Tem um sistema de ganchos e fendas imitando os obstáculos da escalada em uma montanha. 

 

 

 

Os alunos do Centro Municipal de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (Cemefeja) Paulo Freire, do Centro, estiveram presente e alguns testaram a parede de escalada. 

 

 

 

Também participaram do evento o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira; o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romeo; a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira; diretores e vereadores. 

 

 

 

Aulas de escalada

 

 

 

As atividades serão coordenadas por Rodrigo Raineri e ministradas por uma equipe de professores que vão dar aulas teóricas, orientar e acompanhar as aulas práticas de escalada.

 

 

 

O sistema de segurança é feito mecanicamente, no topo da parede, por meio dos mais modernos e seguros equipamentos disponíveis no mercado mundial, atendendo o padrão máximo de segurança internacional.

 

 

 

O alpinista também contou sobre o projeto Everest 2019, que terá início no dia 24 de março, quando ele embarca para o Nepal. Raineri vai encarar um desafio inédito: ao atingir o cume do Everest, fará um voo solo de parapente do topo à base, um feito jamais realizado por outros alpinistas. Além disso, aproveitará a oportunidade para também incentivar a prática da escalada esportiva como esporte olímpico.

 

 

 

Exposição Sanasa

 

 

Em comemoração ao “Dia Mundial da Água”, 22 de março, a Sanasa iniciou, ao longo desta semana, de 18 a 23, uma exposição itinerante dos laboratórios móveis de uso consciente da água e de lançamento consciente do esgoto, para engajar a comunidade numa mudança de atitude. 

 

 

 

Nesta terça-feira, 19 de março, foi a vez do Paço Municipal. Na quarta-feira, será no supermercado Pague Menos; na quinta-feira, no Parque Dom Pedro Shopping e, na sexta, no restaurante universitário da Unicamp. A programação será encerrada sábado, na feira de artesanato do Centro de Convivência. 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock