Geral

Festival de Arte Inclusão reuniu, no sábado, 200 pessoas na Pedreira

A Pedreira do Chapadão foi palco do segundo Festival de Arte Inclusão na Diversão no último sábado, dia 16 de fevereiro. O evento gratuito, que durou três horas, teve diversas apresentações e, mesmo com chuva, reuniu cerca de 200 pessoas.

Durante o evento, as crianças se divertiram com as apresentações de dança, música, palhaços com perna de pau e teatro de bonecos da Turma do Bairro. Houve também diversas atividades lúdicas abordando as deficiências. Além disso, os pequenos ganharam pipoca e bexigas com a inscrição “Solte seu Preconceito”.

 

Os personagens da Turminha Inclusão na Diversão estiveram presentes. Composta por personagens inspiradas em crianças reais atendidas pelo Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), a Turminha tem cinco crianças: Sofia, criança cega; João Victor, com deficiência física; Jade, sem deficiência; Enzo, que tem deficiência intelectual (autista); e Isabela, criança surda.

 

A secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH), Eliane Jocelaine Pereira, ressaltou a importância de oferecer a visibilidade ao tema da pessoa com deficiência. “Nós temos o objetivo de mostrar que a deficiência é apenas uma diferença e que aquilo que nos aproxima é a nossa humanidade. É responsabilidade de toda a sociedade promover uma maior inclusão que quebra barreiras”, afirma.

 

O Festival Inclusão na Diversão foi dividido em dois momentos, das 14h às 15h30, com oficinas Incluir Brincando, que ofereceram informações e atividades sobre quatro modalidades de deficiência: física, intelectual e mental, auditiva e surdez e deficiência visual e cegueira. Uma tenda com o tema “profissões” mostrou as capacidades profissionais de pessoas com deficiência. Das 15h30 até as 17h, o grupo de teatro de bonecos com a Turma do Bairro e o grupo Humaniza Dança se apresentaram no palco principal. Ao final do evento, houve uma soltura de balões. 

 

A ação foi promovida pelo CRPD, ligado à SMASDH. Os recursos são do PROAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e seu projeto elaborado pelo CRPD venceu em primeiro lugar no Estado de São Paulo no edital. São três edições do festival no total. A primeira edição foi em dezembro do ano passado e a terceira será no dia 4 de maio deste ano, das 14h às 17h, no Parque Dom Bosco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock