Geral

Mutirão contra arboviroses mobiliza Prefeitura no Satélite Íris I

Sábado foi dia de conscientização contra as arboviroses no Satélite Íris 1. Agentes de saúde, equipes de serviços públicos, da Defesa Civil, da educação e de voluntários do Mãos que Ajudam e do Instituto Anelo se mobilizaram para conter o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do Zika Vírus. 

 

O grupo se concentrou na CEI Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti. A ação reuniu cerca de 80 pessoas na creche. O plano inicial era sair de lá para as ruas do bairro, realizando visitas domiciliares e distribuição de material educativo. As fortes chuvas que atingiram a região, no entanto, levou a equipe a mudar os planos e a escola se tornou palco de dois eventos culturais: uma peça de teatro e uma apresentação musical. Enquanto isso, equipes de cata-treco e de limpeza de terrenos públicos coletavam lixo e material descartado pelos moradores da região. Cerca de 3 toneladas foram recolhidas pelo cata-treco e 30 toneladas de entulho foram retiradas pelas equipes dos serviços públicos.

 

O evento, no dia 16, assinalou o encerramento tanto do 4º Mutirão Regional contra o mosquito Aedes aegypti, uma parceria da Prefeitura de Campinas e da EPTV. A iniciativa também encerrou no município a Semana de Mobilização de Combate ao Aedes aegypti, que ocorreu de 11 a 16 de fevereiro. Promovida pelo governo do Estado de São Paulo e que contou com o engajamento do município também.

 

Nos seis dias de atividades, a Prefeitura de Campinas realizou ações educativas em escolas, visitas domiciliares de agentes de saúde, ações em cooperativas de reciclagem, operações de retirada de entulho e reunião com a comunidade do Satélite Íris.

 

As ações foram promovidas pelo comitê de prevenção e controle das arboviroses, que reúne 14 secretarias e a sanasa. O grupo é responsável pelo planejamento das ações em Campinas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock