Connect with us

    Noticias

    Chuva com rajadas de vento derruba 15 árvores em Campinas

    Published

    on

    chuva forte

    A Defesa Civil de Campinas registrou a queda de 15 árvores e galhos por conta das chuvas e rajadas de vento que atingiram Campinas na tarde desta sexta-feira, 21 de fevereiro. O vento alcançou a velocidade de 27,2 km/h, às 13h50, em medição no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp. Choveu 26 milímetros no período da tarde, medidos no Córrego Serafim (Centro). 

    Até as 16h39, foram registradas as seguintes quedas de árvores e galhos:

    Região Leste

    Vila Itapura: 1 

    Região Norte

    Advertisement

    Jardim Chapadão: 4

    Região Sul 

    Vila Georgina: 1

    Ponte Preta: 1 

    Jardim Nova Europa: 2 

    Advertisement

    Jardim do Trevo: 2 

    Parque da Figueira: 1 

    Região Noroeste

    Parque Itajaí: 1 

    Região Sudoeste

    Advertisement

    Jardim Campos Elíseos: 1 

    Parque Residencial Vila União 1

    Três das quedas de árvores foram sobre veículos, na Vila Itapura (rua Coelho Neto, via com bloqueio total); no Chapadão (rua Dona Rosa de Gusmão, via com bloqueio no sentido bairro – centro) e no Jardim do Trevo (rua São Luís do Paraitinga, sinalizado com cavaletes). Não há vítimas. 

    Houve ainda queda de um poste no Residencial Cosmo (Noroeste), um alagamento de imóvel no Cambuí (Leste) e uma habitação em risco no Jardim Maria Helena. 

    As equipes de Serviços Públicos já estão nas ruas realizando a limpeza e desobstrução das vias. Agentes da Emdec monitoram o trânsito. 

    Advertisement

    Hospital Mário Gatti

    O grande volume de água provocou goteiras no pronto-socorro do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. A equipe de ambiência e obras retirou preventivamente algumas placas do forro para evitar quedas. O atendimento não foi afetado.

    Até o momento, não há registro de danos em outros prédios públicos. 

    Alertas

    A Defesa Civil de Campinas chama a atenção da população para evitar passar por áreas alagadas e se abrigar durante temporais. Há painéis na cidade que indicam os pontos críticos de alagamento que devem ser evitados quando está chovendo, e é importante respeitá-los. 
     
    Recomenda-se também evitar ao máximo ter contato com água de enchente. Essa água pode estar contaminada e transmitir doenças infecciosas.  

    Advertisement

    A Defesa Civil do Estado de São Paulo lançou a ferramenta Cell Broadcast para emissão de alertas sonoros de emergência, em tempo real, em caso de eventos severos ou extremos, para todos os celulares do Estado de São Paulo conectados a uma antena de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. Não há necessidade de cadastro prévio: uma mensagem popup aparece na tela do celular. Após 10 segundos, pode-se usar novamente o aparelho.

    Os moradores também podem se cadastrar para receber alertas por SMS. É preciso enviar uma mensagem com o CEP do local onde mora, ou outro local de interesse, para o número 40199. O serviço é gratuito. 

    Serviço:

    Em caso de dúvidas ou pedido de ajuda:

    – Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;

    Advertisement

    – Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;

    – Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência;

    – Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.

    Continue Reading
    Advertisement
    Click to comment

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Noticias

    Prefeitura de Campinas publica nomeação de mais 20 servidores

    Published

    on

    prefeitura-campinas

    A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, publicou no Diário Oficial desta terça-feira, 13 de maio, a nomeação de mais 20 servidores. As nomeações estão disponíveis no www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/. A partir da publicação, os profissionais têm 15 dias para enviar, de forma online, os documentos, apresentar os originais e assinar do termo de posse.

    “Esta é de profissionais da saúde, da educação e da área administrativa. Ao longo dos primeiros meses deste ano, nós já admitimos mais de 600 servidores de diferentes áreas, para a ampliação e recomposição das equipes”, explica Cleber Rodrigues, diretor Administrativo de Gestão de Pessoas.

    Na publicação desta semana estão sendo nomeados um agente de educação infantil; um professor de artes, três técnicos em enfermagem; um agente comunitário de saúde; 11 agentes administrativos e três professores de educação infantil. 

    O diretor explica, ainda, que é importante que os convocados não deixem para a última hora a preparação dos documentos que são necessários para a posse. “Quando o candidato deixa para a última hora e há alguma divergência ou falta algum documento não dá tempo de corrigir e o profissional perde o direito à vaga”, explicou.

    A nomeação é uma das últimas etapas antes do servidor assumir de fato seu posto de trabalho, por isso, é importante deixar todos os documentos em ordem e solicitados com antecedência, para não perder o direito à vaga.

    Os profissionais que foram nomeados vão receber um e-mail com o link para envio dos documentos.

    A relação dos documentos também pode ser consultada no link Concursos e Empregos (https://www.campinas.sp.gov.br/empregos_concursos.php).

    658 novos servidores

    Desde janeiro, já foram admitidas 658 pessoas; a grande maioria foi aprovada em concursos públicos ou processos seletivos. Educação lidera com 347 novos profissionais; para a Saúde, foram 107 contratações. Os agentes de educação infantil lideram o ranking: são 104 admitidos. Na sequência estão professores (63), agente administrativo (46), técnico em enfermagem (37), especialistas em educação (33) e agente de ação social (16).

    Dos admitidos este ano, 474 são mulheres e 184 são homens; 399 se declararam brancos, 88 pretos, 161 pardos, nove amarelos e um indígena.

    Confira a relação de convocados:

    • 1 agente de educação infantil; 
    • 1 professor de artes;
    • 3 técnicos em enfermagem; 
    • 1 agente comunitário de saúde; 
    • 11 agentes administrativos; e 
    • 3 professores de educação infantil.
    Continue Reading

    Noticias

    16 linhas de ônibus 24h por dia em Campinas?

    Published

    on

    onibus-24h

    Você sabia que a nova licitação para a concessão do transporte público coletivo convencional de Campinas prevê a operação de 16 linhas, com atendimento nas 24 horas do dia? Atualmente, esse serviço, chamado de “Corujão”, é feito por oito linhas, que circulam durante a madrugada.

    Com isso, o atendimento ao usuário, durante a madrugada, irá dobrar. As 16 linhas, sendo oito por lote operacional (Norte e Sul), irão atender os corredores BRT Campo Grande, Ouro Verde; e as regiões do Parque São Jorge, Nova Aparecida, Hospital de Clínicas (Barão Geraldo), Parque Cidade, Terminal Barão Geraldo, Alphaville, Parque Imperador, DIC IV, Jardim São Domingos, Shopping Iguatemi/Terminal Metropolitano, Jardim Carlos Lourenço, Carrefour Valinhos, Joaquim Egídio e Parque Jambeiro. Todas também circulando pela área central.

    Participe você, também, da construção de um novo sistema de transporte público coletivo para Campinas. A minuta do edital de licitação está disponível para análise e envio de sugestões, desde o dia 2 de abril, no processo de Consulta Pública.

    São 92 dias, até 2 de julho, para ouvir as sugestões da população.

    A minuta do edital está disponível nos endereços eletrônicos da Secretaria de Transportes de Campinas (Setransp), em https://campinas.sp.gov.br/secretaria/transportes/pagina/consulta-publica-da-licitacao-do-transporte-2025-; e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em www.emdec.com.br/novotransporte. Também há urnas para o recebimento de sugestões nos terminais urbanos Barão Geraldo, Campo Grande, Central e Ouro Verde.

    Advertisement

    A participação da sociedade é importante no processo, para a construção da melhor proposta. Venha apresentar a sua sugestão.

    Continue Reading

    Noticias

    Prefeitura realiza operação em conjunto com PM e GM para fiscalização de bares

    Published

    on

    sirene

    A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, promoveu na noite da última sexta-feira, 9 de maio, uma operação conjunta de fiscalização em bares e adegas da cidade. A iniciativa contou com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas de funcionamento desses estabelecimentos, o que inclui horário de funcionamento, além da verificação da documentação obrigatória.
     

    A ação, realizada entre 22h e 3h, envolveu um total de 35 agentes e treze veículos, distribuídos em quatro carros oficiais com oito agentes de fiscalização da Prefeitura e mais nove viaturas, sendo seis com dezoito policiais militares e três com nove guardas municipais.
     

    Durante a operação, nove pontos foram fiscalizados e vistoriados.  Ao final, cinco estabelecimentos foram intimados a apresentar ou providenciar o alvará de uso ou o certificado de licenciamento, bem como a regularização do horário especial de funcionamento, sob risco de aplicação de medidas legais cabíveis.

    Outros dois acabaram intimados a cumprir as condicionantes relacionadas ao certificado de licenciamento ou alvará, além do respeito ao horário de funcionamento previsto na legislação. Um estabelecimento estava em total conformidade, apresentando a documentação exigida para funcionamento regular até as três da manhã. O último encontrava-se fechado no momento da vistoria.

    Essa ação reitera o comprometimento da Prefeitura de Campinas com a promoção da segurança, da ordem urbana e do bem-estar da população. A parceria entre os órgãos de fiscalização e segurança busca garantir ambientes comerciais devidamente regularizados e promover a convivência harmônica em toda a Cidade.

    Advertisement
    Continue Reading

    Trending