Geral

Campinas e Valinhos firmam parceria inédita no setor de saneamento

As prefeituras de Campinas e de Valinhos firmaram uma parceria inédita no Estado de São Paulo, com o objetivo de melhorar a qualidade do esgoto tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capuava. A formalização deste trabalho de cooperação ocorreu nesta quinta-feira, 20 de dezembro, com a assinatura do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público.

 

 

A cerimônia de assinatura contou a presença dos prefeitos de Campinas e de Valinhos, Jonas Donizette e Orestes Previtale; dos presidentes da Sanasa e do Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos (DAEV), Arly de Lara Romêo e Pedro Inácio Medeiros; e do Promotor de Justiça Rodrigo Sanches Garcia.

 

 

A parceria prevê um contrato de 30 anos e investimento no valor de R$ 100 milhões. Caberá à Sanasa ampliar e modernizar a ETE Capuava, que será transformada em uma estação produtora de água de reúso, melhorando assim a qualidade da água despejada no Ribeirão Pinheiros, localizado a um quilômetro e meio do ponto de captação da empresa de saneamento de Campinas.

 

 

Por meio desta parceria, Campinas também poderá tratar em Valinhos o esgoto que hoje é encaminhado para a ETE Samambaia. A Estação de Tratamento de Esgoto Capuava trata hoje 255,6 litros de esgoto por segundo, enquanto a quantidade de esgoto tratado na ETE Samambaia é de apenas 60 litros por segundo, em função da pouca demanda. 

 

 

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, destacou a importância desta parceria. “O benefício é de todos os lados, vamos poder captar uma água mais limpa e também devolver para o rio uma água com um alto grau de pureza. Obrigado a todos os que participaram ajudando nesse processo”. 

 

 

 

Regionalização

 

De acordo com o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, a assinatura deste documento marca o início da regionalização da Sanasa. “Esta intervenção atende ao interesse público e marca o início da atuação de nossa empresa na Região Metropolitana. Queremos, podemos e devemos atuar na região ajudando, porque um dos caminhos para melhorar a saúde pública no País é o saneamento”, afirmou.

 

 

 

“Estamos falando de saúde, de saneamento básico e de cuidar do meio ambiente. Oferecer melhor qualidade ao tratamento e à captação de água do Rio Atibaia é um benefício para nós e para as próximas gerações”, acrescentou o prefeito de Valinhos, Orestes Previtale. 

 

 

 

O Promotor de Justiça Rodrigo Sanches Garcia considerou esta parceria um marco no sistema de saneamento. “É um passo para a efetivação da regionalização, sinaliza para outros municípios esta viabilidade. Este acordo saiu, principalmente, pela vontade política dos dois chefes do Executivo”, concluiu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock