Campinas e Valinhos firmam parceria inédita no setor de saneamento
As prefeituras de Campinas e de Valinhos firmaram uma parceria inédita no Estado de São Paulo, com o objetivo de melhorar a qualidade do esgoto tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capuava. A formalização deste trabalho de cooperação ocorreu nesta quinta-feira, 20 de dezembro, com a assinatura do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público.
A cerimônia de assinatura contou a presença dos prefeitos de Campinas e de Valinhos, Jonas Donizette e Orestes Previtale; dos presidentes da Sanasa e do Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos (DAEV), Arly de Lara Romêo e Pedro Inácio Medeiros; e do Promotor de Justiça Rodrigo Sanches Garcia.
A parceria prevê um contrato de 30 anos e investimento no valor de R$ 100 milhões. Caberá à Sanasa ampliar e modernizar a ETE Capuava, que será transformada em uma estação produtora de água de reúso, melhorando assim a qualidade da água despejada no Ribeirão Pinheiros, localizado a um quilômetro e meio do ponto de captação da empresa de saneamento de Campinas.
Por meio desta parceria, Campinas também poderá tratar em Valinhos o esgoto que hoje é encaminhado para a ETE Samambaia. A Estação de Tratamento de Esgoto Capuava trata hoje 255,6 litros de esgoto por segundo, enquanto a quantidade de esgoto tratado na ETE Samambaia é de apenas 60 litros por segundo, em função da pouca demanda.
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, destacou a importância desta parceria. “O benefício é de todos os lados, vamos poder captar uma água mais limpa e também devolver para o rio uma água com um alto grau de pureza. Obrigado a todos os que participaram ajudando nesse processo”.
Regionalização
De acordo com o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, a assinatura deste documento marca o início da regionalização da Sanasa. “Esta intervenção atende ao interesse público e marca o início da atuação de nossa empresa na Região Metropolitana. Queremos, podemos e devemos atuar na região ajudando, porque um dos caminhos para melhorar a saúde pública no País é o saneamento”, afirmou.
“Estamos falando de saúde, de saneamento básico e de cuidar do meio ambiente. Oferecer melhor qualidade ao tratamento e à captação de água do Rio Atibaia é um benefício para nós e para as próximas gerações”, acrescentou o prefeito de Valinhos, Orestes Previtale.
O Promotor de Justiça Rodrigo Sanches Garcia considerou esta parceria um marco no sistema de saneamento. “É um passo para a efetivação da regionalização, sinaliza para outros municípios esta viabilidade. Este acordo saiu, principalmente, pela vontade política dos dois chefes do Executivo”, concluiu.