Eventos

Alunos de colégio em Campinas participam da 3ª edição do Festival de Robótica Nacional

Seis alunos do Leaders School Parthenon, de Campinas, participarão do Terceiro Festival de Robótica, nos dias 2 e 3 de setembro, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A entrada será 1 kg de alimento não perecível para doação a entidades beneficentes. A expectativa da organização é receber cerca de sete mil pessoas nos dois dias do evento, realizado pela Viamaker Education em parceria com a Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba (Inova).

O objetivo do evento é desenvolver nas crianças o interesse pela ciência e pela tecnologia, independentemente da profissão que queiram seguir”, explica Marcos Pollo, diretor pedagógico da Viamaker. “A possibilidade de participação nesse importante festival de robótica causou grande alegria e ansiedade em nossos alunos. Além de agregar motivação e empenho nas aulas de Robótica que oferecemos no colégio, eles sentem que a criatividade tem sido valorizada e compreendem a importância da colaboração para a construção do conhecimento”, diz Vânia Trindade Silva, diretora do Leaders School Parthenon.

O Colégio Leaders School Parthenon incorpora a disciplina de Robótica ao seu currículo formal desde 2014, na educação infantil e no ensino fundamental. A escola acredita que as aulas de robótica trazem um aprendizado rico e significativo para as crianças, as quais desenvolvem sua criatividade, espírito de equipe, raciocínio lógico, dentre outras habilidades fundamentais para o aluno do século XXI.

Entre as atrações do festival estão a exposição e a apresentação de projetos, oficinas de robótica e a presença da mascote Astromaker, que interage com os visitantes. Mais de 50 instituições de ensino, entre públicas e privadas, inscreveram seus times e levarão seus projetos ao Parque Tecnológico.

A novidade deste ano será a possibilidade de participação dos estudantes do Ensino Fundamental I – crianças de 7 a 10 anos – nos desafios robóticos na mesa de missões e não apenas da mostra, com exposição de trabalhos e projetos de pesquisa, como nos anos anteriores.

“Além da apresentação de trabalhos e de projetos de pesquisa, os alunos do Fundamental I estarão envolvidos de forma muito semelhante aos alunos maiores, mas ainda não competindo, efetivamente. A inclusão do desafio na mesa de missões para eles foi possível graças ao lançamento mundial da Lego Education em 2016 – o kit de robótica WeDo 2.0. Essa ferramenta já utiliza sensores, motores e programação lógica, possibilitando que as construções desenvolvam alguma função sem a intervenção ou manipulação dos alunos, da mesma forma que os alunos maiores fazem com o kit Lego Mindstorms Education EV3”, destaca Daniel Lorenti, diretor da empresa.

Programação
No sábado, dia 2, haverá o Festival de Robótica Jr., das 9h às 16h30, para alunos de sete a dez anos. No domingo, dia 3, das 8h às 17h, acontecerá a competição com participantes mais experientes. Serão dois dias nos quais os alunos poderão compartilhar ideias e superar desafios surpresas em um ambiente motivador e com muita diversão. O público em geral poderá conhecer diversos projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos a partir dos sete anos de idade, engajados em encontrar a solução para um problema do mundo real.

No sábado, o público pode esperar um evento inovador e encantador. “Ver alunos de sete a dez anos inseridos em um mundo de educação tecnológica e robótica educacional é, sem dúvida, uma satisfação muito grande. Este trabalho promove o desenvolvimento de diversas habilidades e competências para a vida, como atitude, trabalho em equipe, espírito de liderança e administração de tempo, além do estímulo à criatividade e ao empreendedorismo”, acrescenta Marcos Pollo.

No domingo, o espírito de competição ficará ainda mais aflorado, porém, de forma amigável e cooperativa. “Os torneios são, acima de tudo, educacionais, ou seja, premiam atitudes de cooperação, alunos solícitos, animação, entre outros aspectos. A competição em si exige bastante dos alunos, pois eles trabalham com muita estratégia, programação, uso de vários sensores e muita criatividade nas construções”, conta.

Sobre o Colégio Parthenon
O Colégio Parthenon Campinas está situado na rodovia Heitor Penteado, 2001/2051, na entrada do distrito de Sousas, e atende alunos do Berçário ao Fundamental. O programa educacional adotado é baseado no conceito Leaders School que objetiva despertar nos alunos habilidades e competências diferenciadas para a construção do “eu” e a sua relação sadia com o “outro” e com o mundo.

Desta forma, o programa vai além dos horizontes limitados dos currículos convencionais, dos livros didáticos e das provas padronizadas. Para ser referência em educação, o Colégio estimula as capacidades e habilidades de cada um dos educandos para que se tornem pessoas éticas, responsáveis, autônomas, solidárias, críticas, criativas e, assim, possam influenciar positivamente o mundo para que ambos, em sua inter-relação, se tornem cada vez melhores.

O foco é na formação integral do Ser. Além disso, as atividades multidisciplinares permitem que os alunos ampliem seus conhecimentos e desenvolvam habilidades e características essenciais ao ser humano.

As aulas – como Robótica (em parceria com a Lego Education), Inglês (com carga horária especial e material Cambridge), Espanhol, Filosofia, Música, Artes, Capoeira, Ballet, Culinária, além dos projetos como “alimentação saudável”, “horta”, “sustentabilidade”, “incentivo à Leitura”, “conhecimentos em cultura local e mundial”, “educação financeira”, “cultura da paz” e “prática de meditação escolar” – permitem maior abrangência de conteúdos, desenvolvimento de habilidades e competências inerentes ao cidadão do século XXI.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock