Depois de três temporadas e mais de 70 episódios Minuto Libras terá novo formato
A EducaTV Campinas, canal educativo da Secretaria Municipal de Educação inicia um novo capítulo em sua trajetória com a reformulação do programa Minuto Libras, que acaba de alcançar uma marca histórica: mais de 70 episódios exibidos ao longo de três temporadas. Consolidado como referência na aproximação entre a comunidade ouvinte e a Língua Brasileira de Sinais, a partir do segundo semestre deste ano, o projeto terá um novo formato. O foco continuará sendo a educação inclusiva, mas voltada aos primeiros anos de vida das crianças.
O formato atual do programa chega ao fim com a sensação de missão cumprida. “Ao longo de suas três temporadas, o Minuto Libras contribuiu para transformar percepções sobre a inclusão e construiu uma audiência fiel, interessada em aprender e se conectar com a Libras”, conta a diretora da EducaTV, Francis Roberta de Jesus.
Equipe de produção
Sob a coordenação de uma nova equipe de produção, o Minuto Libras está sendo completamente replanejado. A expectativa é de que a nova fase amplie ainda mais o alcance do programa, conquistando um público especial e contribuindo para a formação de uma geração mais inclusiva desde os primeiros anos de vida.
De acordo com Simone Giatti, orientadora pedagógica responsável pela produção da nova etapa do Minuto Libras, a nova fase terá uma mudança significativa de linguagem, formato e público. “Vamos alterar o modelo anterior estruturado em dois blocos e voltado ao público geral, para assumir uma proposta mais direcionada ao público infantil”, conta.
Nessa nova estrutura, o programa será voltado às crianças pequenas com idade entre 2 e 6 anos. A nova abordagem aposta no universo lúdico como principal ferramenta de aprendizagem, com temas relacionados ao universo infantil, como brincadeiras, contação de histórias e músicas para introduzir sinais e a datilologia de forma acessível.
A proposta, conforme a equipe, mantém o compromisso de ensinar a comunidade ouvinte, mas com um novo olhar: investir na base da formação, entendendo que a inclusão se constrói desde cedo, por meio do brincar e da imaginação.
Os episódios que já foram veiculados na EducaTV estão disponíveis na plataforma EducaFlix (educafllix.campinas.sp.gov.br) e no Youtube (youtube.com/educatvcampinas).