Operações pela vida: balanço mostra que mais de 97% das autuações são por recusa ao bafômetro
May 7, 2026
Reading: 3 min
Com saldo de mais de 12,2 mil testes com bafômetros realizados entre janeiro e abril de 2026, as operações integradas realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Guarda Municipal (GM) contabilizaram 396 recusas por parte dos condutores. O número equivale a 97,3% do total de 407 autuações ligadas à alcoolemia e já é a infração mais recorrente nas blitze.
Foram somente 11 infrações aplicadas a condutores com influência de álcool em 2026 – 2,7% do total. Entre estas, três casos foram classificados como crime de trânsito, quando o teor alcoólico é igual ou superior a 0,34 mg/L. Neste caso, além da multa gravíssima multiplicada por dez (R$ 2,9 mil), e a suspensão do direito de dirigir por 12 meses, existe a previsão de pena de detenção de seis meses a três anos.
“Embora a taxa de testes positivos no bafômetro pareça baixa, o índice de condutores alcoolizados identificado é, na verdade, subnotificado pelas recusas. Além de não eliminar o risco de sinistros (acidentes) no trânsito, a recusa evidencia a intenção do condutor de ocultar a infração”, explica o gerente de Fiscalização e Operação de Trânsito da Emdec, Claudionir de Sá.
Em 2026, foram realizadas 18 Operações pela Vida, além de três Operações Direção Segura (ODSI), em conjunto com a Polícia Militar. Entre os 12,2 mil testes aplicados, nove mil foram em condutores de automóveis e 3,2 mil em motociclistas.
O número total de testes equivale à primeira verificação, feita com etilômetros passivos. Mesmo que essa primeira triagem apresente resultado positivo, a infração só é registrada a partir do teste feito no bafômetro ativo, que mede com exatidão a concentração de álcool presente no alvéolo pulmonar. É nesta segunda etapa que os condutores costumam apresentar a recusa.
Álcool na direção matou 45 pessoas em 2025
Atrás apenas da velocidade como fator de risco que mais matou no ano passado, o álcool na direção tirou a vida de 45 pessoas, e outras 18 mortes no trânsito envolveram a combinação de bebida e direção e, também, a velocidade excessiva.
Na noite do último dia 2 de maio, a Emdec registrou um sinistro (acidente) com vítima ferida na Ângelo Simões, envolvendo dois carros e uma moto. Após acionamento da Guarda Municipal, o teste de etilômetro foi realizado pela Emdec e foi constatada influência de álcool, com medição de 0,38 mg/L. “Acima de 0,34 mg/L já caracteriza crime de trânsito, e esse condutor estava tão alterado que nem recusou o teste”, contou o agente da Emdec responsável pela ocorrência. O crime de trânsito foi caracterizado e o condutor encaminhado ao Distrito Policial.
Mais de três mil condutas de risco em 86 operações
Além das blitze focadas no combate ao álcool no trânsito, a Emdec realizou, até abril, 86 operações integradas com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, sendo 15 realizadas no último mês de abril. Elas identificaram 3.085 condutas de risco, e 616 veículos que feriam a legislação foram encaminhados ao Pátio Municipal. Foram quase 6,5 mil veículos abordados nas blitze realizadas neste ano.
As motocicletas estiveram envolvidas em quase 52% delas, com 1,6 mil autuações. Outras 1,4 mil (47%) condutas de risco envolviam automóveis.
Confira as dez condutas de risco que lideraram o ranking no quadrimestre:
1º) Recusar testes de alcoolemia: 396 infrações – 12,84%.
2º) Licenciamento irregular: 370 – 11,99%.
3º) Escapamento defeituoso, ineficiente, inoperante, sem silenciador: 283 – 9,17%.
4º) Pneu liso/“careca” (mau estado de conservação): 217 – 7,03%.
5º) Sistema de iluminação alterado: 205 – 6,65%.
6º) Condutor sem habilitação: 154 – 4,99%.
7º) Condutor sem cinto de segurança: 152 – 4,93%.
8º) Conduzir veículo sem equipamento obrigatório: 103 – 3,34%.
9º) Placa em desacordo com as normas Contran: 100 – 3,24%.
10º) Placa sem legibilidade: 83 – 2,69%.