Clube de Cãompo recebe mais uma vez abertura do Campeonato Brasileiro de Agility
O Clube de Cãompo, um dos maiores hotéis fazenda para cães de São Paulo, sediará as duas primeiras etapas do XX Campeonato Brasileiro de Agility, nos dias 4 e 5 de agosto. A competição reunirá cerca de 120 cães atletas e seus treinadores e garante vaga para o mundial da modalidade que será disputado em 2019, na Finlândia. O evento será aberto ao público e os participantes poderão levar um quilo de alimento não perecível ou rações para cães e gatos. Toda a arrecadação será doada. Os alimentos serão entregues para o Asilo São Vicente de Paula e as rações para a ASPA (Associação de Socorro e Proteção aos Animais), de Itu.
O esporte, que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, requer muita habilidade e agilidade dos cães. O circuito conta com obstáculos e equipamentos, como gangorras, rampas, muros, túneis e pneus, entre outros. O objetivo é terminar o percurso o mais rápido possível, sem haver desvios ou queda de obstáculos.
“O agility estimula a inteligência, obediência, socialização e o condicionamento físico dos cães, aprimorando a educação dele e o bom relacionamento entre o dono e o animal”, afirma o médico veterinário e fundador do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro Júnior. “O mais importante desse esporte é perceber que os cães se divertem enquanto praticam uma atividade física que trará muitos benefícios para eles”, completa.
De acordo com o profissional, a conexão entre o cão e seu treinador ou dono é fundamental para conquistar melhores resultados. Ele explica que durante os treinos, podem ser usados guias e até petiscos para premiar a obediência do animal. “Na competição, no entanto, isso não é permitido. O que vale é o comando do treinador e o cumprimento da prova, isto é, ultrapassar os obstáculos com o menor número de faltas”, explica.
O Clube de Cãompo recebe competições caninas estaduais e nacionais desde 2002, graças a sua completa infraestrutura. Além disso, é referência na América Latina e é conhecido pelos praticantes do agility no mundo todo. Não é por acaso que o local foi escolhido para sediar o American Agility Open 2019, que acontecerá entre os dias 10 e 14 de abril e terá a participação dos melhores cães atletas do continente americano.
O Clube de Cãompo conta com profissionais especializados em treinar cães de diferentes tamanhos e níveis de experiência no esporte. O hotel fazenda para cães oferece aulas para os donos interessados em iniciar uma atividade física com o cão, envolvendo ensinamentos de adestramento comportamental e aulas de agility.
O campeonato
Dividida em três categorias (mini, midi e standard, de acordo com o porte do animal), a competição reúne cães de todas as raças, sem limite de idade. O condutor deve orientar o animal a completar o percurso, na ordem correta dos obstáculos, apenas usando gestos e comandos verbais. O cão não pode ser tocado nem estimulado com brinquedos ou comida.
ServiçoA competição terá um total de 10 etapas, que serão disputadas nos estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco. Segundo o diretor do Campeonato Brasileiro de Agility, Artur Pires, o cães atletas brasileiros já bastante reconhecidos no cenário mundial. Nos últimos 10 anos, o País acumula quatro campeonatos mundiais por equipes, um cão conquistou o pódio na categoria individual e vários já entraram no ranking do Top 10.
XXI Campeonato Brasileiro de Agility
Local: Clube de Cãompo
Endereço: Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 95 – Itu/SP
Dias: 4 e 5 de agosto (sábado e domingo)
Horário: das 9 às 16 horas
Entrada: levar um quilo de alimento não perecível ou rações para cães e gatos. Os alimentos serão entregues para o Asilo São Vicente de Paula e as rações para a ASPA (Associação de Socorro e Proteção aos Animais), de Itu
Estacionamento gratuito