Ceprocamp terá mais de 1,8 mil vagas para qualificação profissional em janeiro
A Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) publicou nesta segunda-feira, 9 de dezembro, o edital com os cursos do ensino de qualificação profissional que serão oferecidos no primeiro semestre de 2025 pelo Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp). São 1.869 vagas distribuídas em 27 opções de cursos. As matrículas podem ser feitas a partir do dia 20 de janeiro.
A qualificação profissional visa aplicar conhecimentos básicos para que os alunos consigam iniciar em determinadas profissões. O ensino auxilia tanto os mais jovens a entrar no mercado de trabalho, quanto as pessoas que estão a algum tempo afastadas de suas funções ou os que querem mudar de área profissional, por exemplo. Os cursos têm duração média de 10 a 20 semanas.
Para realizar a matrícula, os interessados devem comparecer de forma presencial nas secretarias escolares das unidades do Ceprocamp. Carteira de Identidade, Comprovante de Residência e Declaração ou Histórico Escolar são os documentos obrigatórios para o cadastro. O preenchimento das vagas é por ordem de chegada e não são necessárias inscrições prévias.
Todas as informações sobre os cursos de qualificação profissional estão no edital, no site fumec.sp.gov.br.
Quais são os cursos?
Os cursos disponíveis são: Agente de Controle de Pragas, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Contábil, Auxiliar de Comércio Exterior, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de RH, Auxiliar de Laboratório de Química, Auxiliar de Logística, Manutenção de Computadores, Operador de Empilhadeira, Auxiliar Financeiro, Porteiro, Cuidador de Pessoas, Criação de Website, Informática Básica, Desenho Técnico, Gerenciamento de EPI, Inglês para Atendimento Comercial, Marketing Digital, Padeiro, Português e Matemática para Enem e Concursos.
Onde serão as aulas?
As classes estarão distribuídas entre as unidades físicas e móveis do Ceprocamp nos bairros Centro, Campo Belo, Campo Grande, Satélite Íris, Ouro Verde, Padre Anchieta, Monte Cristo e Vista Alegre; nas instituições parceiras do Vida Nova e São Marcos; na unidade da Fumec localizada no DIC IV.
Quando posso me matricular?
A partir do dia 20 de janeiro, nas unidades do Ceprocamp.
Quais são os requisitos?
Ter CPF e email válido
Não estar matriculado em outro curso no mesmo horário
Possuir a idade mínima exigida no primeiro dia letivo (as idades mínimas variam conforme o curso, 15 anos para Informática Básica, 18 anos para Auxiliar de Cozinha e Porteiro, por exemplo).