Av. Ruy Rodriguez recebe ponto remanejado de radar, próximo à Estação Arymana
Para reforçar a segurança no eixo do Corredor Ouro Verde, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) ativa um ponto de fiscalização eletrônica na avenida Ruy Rodriguez, na altura da rua Antônio Menas Filho, no sentido Centro – bairro, nesta sexta-feira, 18 de outubro.
Os equipamentos instalados foram remanejados do cruzamento das avenidas Senador Saraiva e Benjamin Constant. Não se trata, portanto, de um novo ponto de fiscalização eletrônica.
O “radar” irá fiscalizar cumprimento da velocidade máxima estabelecida em 50 km/h e avanço semafórico. A fiscalização eletrônica já está presente no sentido oposto (bairro – Centro).
A instalação atende a uma recomendação do Ministério Público e considera a ativação da Estação BRS Arymana, que passou a ser operada pela nova linha 137 (Vida Nova / Ouro Verde) em agosto, ampliando a circulação de pedestres e usuários do transporte na região.
O cruzamento que abrange as vias Ruy Rodriguez, Arymana, Anhangá e Antônio Menas Filho registou, entre 2019 e agosto de 2024, 19 sinistros, sendo sete sem vítima, nove com vítima não fatal, um atropelamento e duas ocorrências fatais.
Faixas informativas foram instaladas no trecho para alertar a população sobre a ativação do radar.
Remanejamento de pontos
Campinas conta com 144 pontos de fiscalização eletrônica. O número se mantém desde 2022, quando foi firmado o contrato atual. Na época, 18 novos pontos de radares foram previstos para reforçar a segurança nos eixos das avenidas que integram os corredores BRT, incluindo a Ruy Rodriguez, além da Camucim, Amoreiras, Piracicaba e John Boyd Dunlop.
As recentes instalações são viabilizadas a partir do remanejamento de pontos, de locais que apresentaram alterações nas condições de circulação e nos quais os equipamentos cumpriram a função de disciplinar condutores.
Foi também a partir do deslocamento de pontos existentes que a Emdec ativou radares na avenida John Boyd Dunlop, na altura da Praça Santa Catarina e rua Joaquim Vilac; e na rodovia Dr. Heitor Penteado (SP-081), na região do Notre Dame, em agosto.