Geral

Entrega 32 matrículas de imóveis no Condomínio Cartola, no DIC V

Na noite desta segunda-feira, 30 de setembro, a Prefeitura de Campinas entregou 32 matrículas de imóveis para as famílias do Condomínio Cartola, localizado no DIC V. As famílias aguardaram cerca de 50 anos por esse momento, desde que foram inseridas no programa habitacional da época.

A matrícula é o título de propriedade emitido pelo cartório de registro de imóveis, garantindo que as famílias se tornem oficialmente proprietárias de suas residências. Esse documento oferece segurança jurídica e permite que os proprietários façam melhorias, comprem ou vendam seus imóveis de forma legal.

“Quero destacar que a Secretaria de Habitação e a Cohab são referência nacional em Regularização Fundiária. Cidades de São Paulo e de outros estados vêm até Campinas para conhecer o nosso processo. Existe uma frase conhecida que diz: ‘Quem não registra, não é dono’. Agora, vocês têm uma propriedade reconhecida legalmente e podem dormir tranquilos, pois ninguém pode tirar vocês da sua casa. Este é um momento de felicidade, pois estamos concretizando o sonho de vocês e trazendo tranquilidade e paz. A partir de agora, podem melhorar seus imóveis com segurança”, afirmou o secretário de Habitação e presidente da Cohab, Arly de Lara Romeu.

O diretor técnico de Regularização Fundiária da Cohab, Jonatha Roberto, também celebrou a conquista. “Desde 2017, avançamos muito nesse processo. Hoje, finalizamos as primeiras 32 unidades de um total de 400 apartamentos. O Condomínio Cartola é nossa referência, e estamos felizes em concluir esse processo. Agora, seus apartamentos são de vocês, tanto tecnicamente quanto juridicamente.”

Emoção dos moradores

Arlene Maria de Jesus, síndica do Condomínio Cartola, expressou sua emoção ao receber a matrícula do seu apartamento: “Hoje é um dia de realização e muita emoção. Agradeço de coração a toda a equipe da Cohab pela conquista da minha matrícula. Agora, com o documento em mãos, posso dizer que estou tranquila e com a sensação de dever cumprido. Esse sonho de finalmente ter meu imóvel oficialmente reconhecido é algo indescritível.”

Maria Valdiva, outra beneficiada, compartilhou sua alegria: “Eu e meu filho estamos muito felizes em ter a matrícula do nosso apartamento. Esse sentimento de paz era o que eu precisava para criar meu filho com mais tranquilidade, sabendo que agora temos um lugar que é realmente nosso.”

Cerimônia

O secretário adjunto da Sehab, Edgar Diniz, e o gerente jurídico, Marcelo Ferreira, também participaram da cerimônia, reforçando o compromisso da administração com a regularização fundiária e o bem-estar das famílias.

História do Condomínio Cartola

O bairro começou a ser formado na década de 1970, com as famílias já inseridas no programa habitacional da cidade. O Condomínio Cartola foi desenvolvido pela Cohab-Campinas em 1982, com o objetivo de atender à demanda habitacional do distrito industrial. Com a regularização fundiária, o bairro recebeu melhorias em infraestrutura, incluindo redes de água e esgoto, coleta de lixo, energia elétrica, iluminação pública e pavimentação.

Avanços na regularização fundiária

Desde 2021, a Cohab já regularizou 116 núcleos urbanos, beneficiando mais de 19.650 imóveis e uma população estimada em 76.500 pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock