Viaduto da Aquidabã começa a ganhar vida com a construção de comércios
As obras para construção de comércios sob o viaduto da Via Expressa Waldemar Paschoal (av. Aquidabã) começaram nesta quarta-feira, 4 de setembro. O projeto-piloto é resultado de um chamamento público da autarquia Setec (Serviços Técnicos Gerais) para licenciamento de permissão para as áreas situadas no vão da estrutura, que fica no cruzamento com a avenida Francisco Glicério, no Centro.
Com o sucesso da empreitada, a iniciativa, que contribui para a revitalização da região central, poderá ser estendida a outros viadutos. A previsão é que as obras sob o viaduto sejam concluídas em 45 dias. No local serão implantados um estacionamento e um lava-rápido.
O licenciamento de permissão também possibilita que o espaço abrigue outros tipos de estabelecimentos. Segundo o presidente da Setec, Enrique Lerena, está previsto que o projeto tenha uma segunda fase, no primeiro semestre de 2025, em que mais negócios poderão ser estabelecidos no vão da Aquidabã. “Já existem empresas interessadas em abrir negócios no local como pet shop, farmácia, lavanderia, loja de conveniência e hamburgueria”, afirmou.
A outorga para licenciamento de duas das três áreas sob o viaduto é de R$ 461 mil, valor que está sendo investido nas obras de melhorias do local. Os serviços serão realizados pela vencedora do certame, Aulenir Aparecida Di Giovanni Salvador.
“Esse chamamento púbico foi importante e servirá de modelo para os próximos que virão, em outros viadutos. É uma forma de aumentar a oferta de serviços para a população e também colabora para a requalificação do Centro, que já recebeu obras importantes como a revitalização de avenidas, do Terminal Mercado e a reforma em curso no Mercadão”, disse Lerena.
A utilização do espaço vago sob o viaduto também era uma reivindicação da comunidade do entorno, de acordo com o presidente da Setec. “O estacionamento e o lava-rápido vão ajudar a rede hoteleira que está ao lado. Além disso, essa região é ponto de parada para ônibus que vão para os aeroportos e tanto passageiros como familiares e amigos que vão trazê-los poderão usar o novo estacionamento próximo”, afirmou Lerena. Também há previsão de que os comércios funcionem à noite, trazendo mais movimento e iluminação para o local.