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Radar na rodovia Heitor Penteado é remanejado e fiscaliza velocidade a partir de segunda, 19

Radar na rodovia Heitor Penteado: Para promover o respeito à velocidade regulamentada em ponto crítico da rodovia Dr. Heitor Penteado (SP-081), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) remanejou um equipamento de fiscalização eletrônica localizado no sentido bairro – Centro da via. A partir da próxima segunda-feira, 19 de agosto, o radar passa a funcionar cerca de 80 metros após a Subestação Notre Dame da CPFL, posterior ao Clube Cultura, na região do Notre Dame, no Distrito de Sousas.

O radar está instalado antes de um trecho que apresenta sinuosidade (curva) e busca estimular o cumprimento da velocidade regulamentada (70 km/h) e, assim, prevenir sinistros (acidentes).

“Identificamos a necessidade de reforçar a segurança neste ponto. Os radares podem salvar vidas. São ferramentas essenciais para garantir que todos tenham condições de se deslocar com segurança e estimulam o cumprimento das Leis de Trânsito”, justifica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

O equipamento funcionava na altura do número 2.051. O local já conta com conjuntos semafóricos, que vêm cumprindo o papel de ampliar a segurança viária.

Por se tratar de um remanejamento, não houve, portanto, ampliação do total de radares ativos. Fica mantido o número de 144 pontos de fiscalização eletrônica em Campinas.

Faixas informativas alertam a população sobre a presença do radar. Por esta região da Heitor Penteado circulam, em média, 18,7 mil veículos por dia. O fluxo médio veicular é medido pelos equipamentos de fiscalização eletrônica instalados na região.

Rodovia somou oito sinistros entre 2023 e 2024

Entre janeiro e julho de 2024, a rodovia Heitor Penteado registrou seis sinistros, sendo dois com vítimas feridas e quatro sem vítimas. Já em 2023, foram dois sinistros sem vítimas. Os dados são da Central de Monitoramento de Operações da Emdec, que coleta cerca de 30% do total de sinistros registrados no município, atendidos pelos agentes da mobilidade urbana.

O excesso de velocidade foi responsável por 34% (51) dos 149 sinistros fatais registrados em 2023. Entre janeiro e junho de 2024, cerca de 40% (8) dos 20 óbitos analisados até o momento tinham a velocidade como fator de risco.

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