Festa Junina da Padroeira Santa Isabel em Barão Geraldo
Começa neste final de semana a maior e mais tradicional festa de Barão Geraldo – a Festa da Padroeira Santa Isabel, que já é realizada ha mais de 100 anos. Este ano a Festa irá fortalecer a dimensão religiosa de louvor à Santa Isabel, realizando um Tríduo de missas à padroeira, nos dias que antecedem o seu dia, 4 de julho, o ponto alto da festa, quando acontecerá a bela e tradicional “Procissão Luminosa” pelas ruas de Barão, que dessa vez será realizada à noite, seguida da Missa em homenagem à Santa.
Mas em todos os finais de semana de Junho será realizada a quermesse no Salão Comunitário, à moda das antigas festas juninas, isto é: compra de fichas para gastar nas barracas da festa: com barracas de bebidas (vinho quente, quentão, sucos, etc.) e de comidas (cachorro quente, lingüiça, pernil, batata frita, yakssoba, espetinhos, pizzas, milho, batata doce, etc) e o “Espaço Kids” com muitas brincadeiras e diversões com as crianças. E ao mesmo tempo serão realizados bingos e shows (veja abaixo) aos participantes num ambiente familiar, alegre, aconchegante e que é o foco principal da festa. Segundo o pároco de Barão, Monsenhor Roberto Fransolin, a festa não tem fins lucrativos e sua renda é para as obras sociais da comunidade: O objetivo é “Fazer com que o povo baronense e os demais que nos visitam, possam desfrutar desse ambiente, onde familiares e amigos possam reestreitar vínculos de amizade e comunhão”.
Festança no São João com prêmios e muitos Shows
Outro ponto alto da Festa será o dia de São João, o domingo de 24 de junho, quando a festa será iniciada às 12 horas com o tradicional “Nhoque da Padroeira” seguido do tradicional “Bingão”, quando serão sorteados R$ 11.000,00 em prêmios e mais uma viagem para Natal com acompanhante.
Além disso haverá shows em todos os outros finais de semana. Neste domingo dia 10 o show fica a cargo do Grupo de samba Aviso Préviolevando muito samba e alegria à partir das 19:30hs.
No sábado 16 o show está a cargo da dupla Lucas e Luan e no domingo com a dupla Lucas e Paris.
No sábado 23 será a vez do cantor Henrique Menezes que canta nesta sexta, dia 8, com Marilia Mendonça e Anitta Na Festa de Peão em Americana.
No último sábado da festa, dia 30, será a vez do grupo Raízes de Barão vai animar o Salão Comunitário com os clássicos da música sertaneja e no domingo , dia 1º de julho, o Trio Acordeon encerra a programação artística da Festa
Uma História de abnegação familiar
A Festa da Padroeira Santa Isabel agora é parte do calendário oficial da Prefeitura de Campinas por decreto aprovado por unanimidade e louvor na Câmara e sancionada pelo prefeito Jonas Donizete em março passado. Segundo o trabalho de vários historiadores, a festa é realizada desde o início do século XX, embora não se tenha uma comprovação oficial de seu início. Acredita-se que foi iniciada a partir da construção da antiga Capela de Santa Isabel da Fazenda Rio das Pedras, como contaram vários antigos paroquianos. Mas não se sabe a data. O historiador Warney Smith, que pesquisa a história de Barão Geraldo, propõe como documento a primeira provisão de missas da capela, em 1910, por Don João Nery. Ambos também são atos de abnegação em prol dos pioneiros (primeiros moradores) de Barão.
Mas o Monsenhor Roberto prefere deixar essa questão para o ano que vem: Segundo ele, a Festa de Santa Isabel desde há muito vem sendo organizada, montada e celebrada pelos fiéis. E é graças à generosidade desses homens e mulheres, cristãos de boa vontade, que ela vem sendo ininterruptamente celebrada. E por isso ele quer homenagear algumas delas: “Por largos anos (e ultimamente), a Paróquia contou com a dedicação de duas mulheres que lideraram a festa. as baronenses Isabel e Dulce. Sem as convicções e garra delas, unidas à generosidade de outros(as) tantos(as)quiçá, a festa teria perdido seu brilho. ” – disse Fransolin.
A Festa da Padroeira Santa Isabel não tem fins lucrativos e está sendo organizada sob a liderança do “Conselho Econômico Paroquial”, que é formado por um grande grupo de moradores voluntários abnegados, “sob a proteção de Santa Isabel” segundo informou o monsenhor Fransolin: “Cremos firmemente que nossa comunhão com Deus, sob os olhares de Santa Isabel, se manifestará também neste ano, graças à boa vontade de todos, numa harmoniosa festa”
A festa tem o apoio da Belmari Confecções, Germânica automóveis, Marmoraria Nª Sª Aparecida, Libano Imóveis, Pastelaria Brasil, e várias outras empresas.
Onde: Rua Ângelo Vicentim 601 – Campinas
Ligar (19) 3289-1101