Prefeito assina autorização para início da obra do CS Boa Vista
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou, na manhã de sábado, 26 de maio, a autorização para início das obras do Centro de Saúde Boa Vista, dentro do programa “Campinas em movimento – 50 dias de entregas”, na área onde será construído o imóvel, na Rua dos Salgueiros com Jacarandás, no Vila Boa Vista.
O Centro de Saúde Boa Vista já existe e funciona em um prédio próprio. Porém, com o crescimento da população da região, foi necessária a ampliação da estrutura física. Como o atual terreno não oferece mais essa possibilidade de expansão, será construído este novo prédio, em terreno próximo de onde funciona o atual.
“Entre as demandas daqui da região do Boa Vista, uma das principais é esta, um novo centro de saúde. Dos nossos investimentos, o maior é na área de Saúde. Estamos fortalecendo e estruturando a saúde básica”, disse o prefeito Jonas Donizette.
A obra faz parte do “Saúde em Ação”, uma parceria com o governo do Estado de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A unidade vai ser entregue totalmente mobiliada, equipada e modernizada. O investimento é de R$ 3,2 milhões e irá beneficiar cerca de 15 mil pessoas que vivem, principalmente, nos bairros Vila Boa Vista e no Parque Via Norte. O atendimento será, em média, de 300 pessoas por dia.
A nova unidade terá 643 metros quadrados e o prédio atual é de cerca de 260 metros quadrados. Terá salas de consultórios médicos e odontológicos, de vacinação, de curativos, de acolhimento, de inalação e de reuniões, além de farmácia e almoxarifado.
No novo prédio haverá espaço para atividades variadas em grupo, fundamentais na prevenção e no tratamento de diversas doenças. O Centro de Saúde Boa Vista tem 50 funcionários e é coordenado por Andrea de Andrade Pinto Belchior. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, as 7h às 19h
Sobre o “Saúde em Ação”
O programa “Saúde em Ação” tem como objetivo fortalecer a Atenção Básica. Prevê, em Campinas, a construção de 13 novos prédios e nove reformas. A cidade receberá investimentos de R$ 104 milhões em reformas, construções, equipamentos e treinamentos. Do total a ser investido, 70% são provenientes do BID e 30% são de recursos do tesouro do Estado.
Em Campinas, além da entrega do CS Santos Dumont, que aconteceu no início do mês, outras duas unidades (Centros de Saúde Satélite Íris I e Perseu Leite de Barros) estão em fase final e serão entregues em breve.
Foram iniciadas as obras dos Centros de Saúde DIC VI, Florence e Satélite Íris II, além do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e do CAPS do Parque Itália.
Também foram autorizadas as obras dos novos CSs Nova América, Esmeraldina e as reformas do Costa e Silva, São Quirino e Conceição.
Em breve, serão anunciadas as obras do novo centro de saúde São Cristóvão e as reformas dos centros de saúde Floresta, São José e Aeroporto. Também está prevista a construção do CS Bassoli.
Dentro do programa “Saúde Melhor”, serão reformados os CSs Vila Ipê, Santa Odila e Jardim Santo Antônio.